Alunos da ECA reclamam respostas sobre bolsas de intercâmbio

Um grupo de alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) se organizou para cobrar respostas da Universidade em relação ao oferecimento das Bolsas Mérito Acadêmico. Até o momento, não há confirmação se haverá bolsas, tampouco previsão para abertura do edital, segundo a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA. No dia 5 de maio, os estudantes entregaram uma carta assinada por eles no Gabinete do Reitor e na Pró-Reitoria de Graduação, e no dia 6, na ECA. Eles ainda entregarão uma cópia ao Conselho Universitário, em sua próxima reunião.

Mariana Grazini, membro do grupo, explica que a intenção dos graduandos, que participarão de intercâmbio pela USP no próximo semestre, é “antes de qualquer coisa, exigir um parecer sobre as bolsas, se vai haver ou não, porque precisamos nos preparar para essa resposta”. Na carta, os alunos também expõem que se inscreveram para o intercâmbio contando que poderiam concorrer às bolsas e que esse recurso é muito importante para eles.

As Bolsas Mérito Acadêmico fazem parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação, criado em dezembro de 2011. Elas oferecem passagem de ida e volta, seguro saúde e um auxílio mensal para o intercambista. As bolsas constantes do edital contemplam os alunos que vão para o exterior tanto no segundo semestre quanto no primeiro do ano seguinte à publicação.

“De uns dois anos para cá, essa segurança da bolsa se consolidou um pouco mais”, explica Mariana. “Muita gente depende desse auxílio para fazer intercâmbio”, continua. Além disso, se confirmado que não haverá edital, os estudantes podem procurar outras alternativas. “Há muitas coisas que ainda dá tempo [de buscar]”, conta.

Em entrevista ao Jornal do Campus, publicada na edição 423, o reitor Marco Antonio Zago afirmou que as bolsas internacionais teriam que ser revistas e previu uma diminuição no número total de alunos beneficiados. Porém, o reitor também disse que a Universidade procuraria manter bolsas para as áreas que não são contempladas pelo programa Ciência sem Fronteiras.

O edital para as Bolsas Mérito Acadêmico é aberto no início do primeiro semestre. Isa dos Anjos, da CRInt da ECA, afirma que, mesmo se as bolsas forem liberadas com atraso, as unidades têm que distribuí-las para os alunos que partem para o exterior no segundo semestre.

Os estudantes que estão se mobilizando se organizam pelo Facebook, no Grupo Intercâmbio 2014. Segundo Mariana, “seria muito legal se outras faculdades [da USP] pudessem se unir à gente”, pois por enquanto participam somente alunos da ECA.