Contrariando Zago, obra na Consolação continua

Marco Antonio Zago, novo reitor da USP, afirmou recentemente que a construção do novo prédio administrativo da Universidade, que acontece na Rua da Consolação, seria suspensa devido à falta de verba. No entanto, as obras continuam normalmente e têm gerado problemas com os moradores da região.

Segundo Frederico Ribeiro, gerente comercial da CDG Construtora, responsável pela execução da obra, a empresa não foi notificada em momento algum sobre a suspensão da obra ou o cancelamento do contrato.

Construção do novo prédio da USP iniciou em novembro de 2013. Foto: Lucas Coelho

“O pagamento é feito conforme a construção vai ocorrendo. Não temos esta informação (sobre uma possível interrupção), então tudo segue normalmente, o prédio já está sendo levantado”, afirmou Ribeiro.
Na frente do canteiro de obras é possível ver caminhões entrando e saindo, e um grande guindaste em operação. De acordo com os operários, neste momento eles estão fazendo a fundação, que dará base ao edifício.

Os moradores vizinhos do terreno criaram um perfil no Facebook para reclamar do barulho que, segundo eles, não obedece os horários estabelecidos por lei, das 7h às 22h. Na rede social, a página chamada “Malditas Girafas da USP” traz vários relatos de britadeiras sendo operadas mais cedo do que o permitido, o guindaste funcionando depois das dez da noite e caminhões manobrando durante a madrugada.

Outra polêmica do projeto é o custo. Em 2012, quando foi noticiada construção do edifício, a USP divulgou que seriam gastos 4 milhões de reais com a construção. Segundo Ribeiro, no entanto, “isso não dá para fazer nem metade do que havia sido planejado para a obra.”