FEA é novamente campeã do Economíadas

Vencedora em 2013, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade voltou de Araraquara com mais um troféu

A Faculdade de Economia, Administração e Conta­bilidade (FEA-USP) sa­grou-se campeã do Economíadas pelo segundo ano consecutivo. Ao todo já são quatro títulos conquis­tados nesta competição que todo ano envolve oito das principais faculdades de economia, admi­nistração, contabilidade e ciências atuárias de São Paulo. O presiden­te da Associação Atlética Acadê­mica Visconde de Cairu (AAAVC) da FEA, João Novelli, destacou a manutenção das bases do ano an­terior como principal fator para a conquista, mas também ressaltou que a presença de novatos foi im­prescindível para a conquista do título em 2014.

As modalidades de luta apre­sentaram os maiores desafios, pois a menos de uma semana do início dos jogos a FEA ainda não possuía uma equipe formada para judô e jiu-jitsu. Como con­seqüência, a Faculdade perdeu as primeiras disputas. Em contra­partida, algumas modalidades em que a FEA é muito forte não decepcionaram, como o xadrez e o vôlei masculino. As boas surpresas ficaram por conta do basquete masculino, que não conseguiu passar da pri­meira fase em anos anteriores, e do futebol masculino, que não vencia desde 2010. Nesta edição a FEA foi campeã em ambas modalidades.

Como em anos anteriores, um dos principais adversários da AAAVC foi a atlética do Ma­ckenzie. No entanto, a ESPM também veio muito forte em 2014 e disputou diversas finais. Torcedores da FEA relatam que, no último dia da compe­tição, o Mackenzie já estava fora da disputa pelo primeiro lugar mas a ESPM ainda estava no páreo. “Ainda havia a disputa do vôlei masculino, que tínhamos certeza que ganharíamos. No final das contas, nem precisamos deste resultado já que a partida de vôlei feminino aconteceu antes e já selou nossa vitória”.

Membros da Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu (AAVC),
Rodrigo Tibirça, João Novelli e Bruna Britto, seguram a taça do Economíadas (Foto: Tiago Cesquim)

O presidente da atlética ressal­tou a motivação gerada por essas conquistas como um importante legado para a Faculdade. Para ele, há um clima muito bom na FEA, fato que contribui para busca do inédito título do InterUSP, que será disputado em junho.

Apesar disso, membros da AAAVC relataram dificuldades na manutenção das equipes para o próximo ano. Segundo Novelli, muitos atletas se formarão e des­falcarão os times, sendo que a re­posição ficará a cargo dos novatos. Ainda assim, o estudante exalta a importância da participação dos calouros que, pelo fato de have­rem ganhado o Bichusp e também participado da campanha vitorio­sa no Economíadas, certamente estarão mais experientes no pró­ximo ano e contribuirão com as novas equipes em formação.