Servidores do setor administrativo do HC reivindicam aumento em benefício

Os funcionários do setor administrativo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) estão em greve desde o dia 7 de maio. A reivindicação é que todos os trabalhadores recebam o aumento no Prêmio de Incentivo, adicional destinado aos servidores da saúde do Estado de São Paulo. Os valores de acréscimo ao benefício divulgados pelo governo dizem respeito aos servidores que atuam no atendimento aos pacientes.

Apesar de ser uma medida estadual, Cirso Maximo, secretário-geral do Sindicato dos Funcionários e Servidores do Hospital das Clínicas, afirma que os funcionários pretendem resolver a questão com a administração do HC, já que o hospital conta com duas fundações de apoio, a Fundação Faculdade de Medicina e a Fundação Zerbini. “Nós temos uma mesa aberta de negociação dentro do Hospital das Clínicas junto com a Superintendência e a Administração do hospital, onde negociamos questões internas”, diz Maximo. “Então, quando não conseguimos em nível estadual procuramos conquistar internamente”, continua. Mas a assessoria de imprensa do HC afirma que essa negociação tem que ser feita com a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o sindicato, a direção do Hospital das Clínicas afirmou que não poderia resolver a questão internamente, porque não havia ainda um documento oficial. Maximo conta que a administração do hospital informou aos servidores que, em reunião, as coordenadorias de recursos humanos das Secretarias de Estado da Saúde e de Gestão Pública confirmaram que haveria uma outra tabela, incluindo os funcionários administrativos. “Eles [os membros da direção] se propuseram a, assim que sair a relação com as porcentagens de aumento, nos chamarem [para negociar]. Mas como não há tabela, estamos forçando em nível interno”, explica o secretário-geral.