USP abre centro de estudos com Microsoft

Diretor da Poli discursa durante evento que inaugurou o Centro

Com o objetivo de instituir um núcleo de estudos para discutir as relações entre tecnologia e sociedade, o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST), criado em dezembro de 2013, iniciou suas atividades no último dia 15 de maio. O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Microsoft Corporation.

O evento de inauguração do CEST, que aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, foi um encontro organizado para tratar de assuntos como Recursos da Educação Aberta e MOOCs (cursos online abertos e livres), em conjunto com o projeto Europeu eMundus, que reúne pesquisadores de diversas regiões do mundo. Os próximos passos para o desenvolvimento do centro de estudos incluem a organização de fóruns de debate e eventos de discussão, além da publicação de artigos de posicionamento.

De acordo com Edison Spina, professor da Escola Politécnica e um dos fundadores do projeto, o espaço é aberto para que toda comunidade USP possa participar. O professor ressalta ainda que, futuramente, o projeto poderá oferecer bolsas de estudo para doutorado e mestrado. “A universalidade das discussões sobre a aplicação da tecnologia não pode ficar restrita àqueles que criam tecnologia”, explica.

A Microsoft, que já possui vários centros de estudos semelhantes a esse nos Estados Unidos e no oriente, estava em busca de um local para a abertura de um novo centro no exterior. Índia, México e Brasil estavam na disputa, mas a USP foi a escolhida para receber uma doação da multinacional.

Os temas possíveis de discussão no CEST também foram definidos com o auxílio da empresa. Em visita às instalações da Microsoft, na cidade americana de Redmond, professores fundadores do projeto na USP e representantes da multinacional escolheram um conjunto de temas a serem abordados nas reuniões. Dentre os mais importantes estão crime cibernético, privacidade, segurança e proteção de dados na computação em nuvem, governança na internet e tecnologia da informação como acelerador do crescimento econômico. Contudo, Spina faz questão de ressaltar que a Microsoft não faz gestão alguma do centro: “nós podemos decidir autonomamente nossos caminhos”.

Até o momento, o CEST ainda não possui uma sede física definitiva. Funciona virtualmente e organiza os encontros na Poli ou no Departamento de Tecnologia da Informação da USP. Para saber mais sobre o projeto e sobre os eventos, encontros e discussões propostos pelo centro de estudos e para saber como participar ou contribuir, visite o site: www.cest.poli.usp.br