Apesar de crise, obra na Consolação continua

A construção do prédio da USP na Rua da Consolação – tocada pela CDG Construtora Eireli – está em andamento, apesar do reitor, Marco Antonio Zago, haver declarado – em entrevista concedida ao Jornal do Campus, edição 423 de abril de 2014 – que obra seria paralisada em função da crise financeira pela qual passa a Universidade de São Paulo.

Na ocasião da entrevista, Zago relatou que as construções seriam analisadas pontualmente, uma vez que, segundo ele, “tem um momento na obra que é melhor deixar terminar”. Neste contexto, o reitor declarou que “há obras que estavam começando e que paramos. Por exemplo, um prédio de 16 andares que ia ser construído na Rua da Consolação. Não há motivo para tocarmos em frente”, afirmou.

Contudo, passados mais de dois meses desta declaração, dentre algumas obras listadas em edições anteriores do Jornal do Campus, apenas a construção do auditório do bloco didático da Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fofito), que vinha sendo realizada pela Construtora Roy, foi paralisada.

Segundo um funcionário da Faculdade, que pediu para não ser identificado, “já faz mais de dois meses que as obras estão totalmente paralizadas”.

Entre as obras que, segundo a previsão apresentada no site da Superintendência do Espaço Físico (SEF) – responsável pelo acompanhamento das construções – já deveriam ter sido entregues, apenas o prédio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) foi finalizado. A Reforma dos anfiteatros do Biênio da Escola Politécnica, realizada pela Coppio Engenharia e Comércio, por exemplo, tinha data de entrega prevista para o primeiro trimestre deste ano. As obras seguem e alguns funcionários da construtora, que realizam os trabalhos no local, informaram que há a previsão de mais alguns meses para o término.

Obras de prédio administrativo na Rua da Consolação continuam em andamento, contrariando o reitor da USP. (foto: Rogério Geraldo)

O prédio administrativo do Instituto de Biociências, com previsão inicial de entrega para fevereiro deste ano, também não está pronto. As obras estão sendo realizadas pela Construtora Vedos Arquitetura, Construções e Empreendimentos.

Após o fechamento da edição impressa do Jornal do Campus, o Superintendente do Espaço Físico, Osvaldo Nakao, respondeu às solicitações acerca de informações sobre a continuidade das obras na Rua da Consolação.

Segundo Nakao, “Por questões técnicas de segurança e lógica, no caso da obra da Consolação, não se poderia interromper a obra no meio da escavação do subsolo e da contenção do solo lateral, pois o risco de desabamento e de danos às edificações vizinhas seria muito grande.O contrato com a empresa CDG Construtora Eireli está previsto paraser paralisado no mês de julho/2014, quando serão concluídas todas as fundações profundas (barretes, estacas escavadas e cravação de perfis) e todo o perímetro das paredes diafragma”.