Mudança da Agência USP de Inovação não afeta aluguel

Novo local da Agência USP de Inovação, responsável por promover a utilização do conhecimento produzido na Universidade Foto: Fabio Manzano

O Sindicato dos Trabalhadores da USP publicou em seu boletim de número 49 uma denúncia recebida durante a reunião do Comando de Greve sobre a Agência USP de Inovação estar se mudando para as dependências da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), que por isso deixaria de pagar o aluguel de R$ 40 mil à universidade. O professor Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência, alega distorção dos fatos e nega o prejuízo.

O diálogo entre a Associação Brasileira de Cimentos Portland e a USP começou em 1973, quando foi cedido um terreno da universidade para a construção de um centro de pesquisas sobre cimento em concreto. Hoje, a universidade aluga o espaço para a associação.

Bagnato conta que a USP está envolvida com a formação do Parque Tecnológico do Jaguaré, que fica ao lado do terreno hoje ocupado pela ABCP. Segundo ele, o terreno é da universidade, e o prédio, da Associação. “Nós estamos procurando estar junto ao Parque, a fim de atuar com a seriedade que a sociedade brasileira espera que a USP atue neste tema. É nossa obrigação contribuir  com a economia nacional e com a evolução tecnológica do estado e do país.”

O que acontece é que o acordo feito com a Associação Brasileira de Cimentos Portland envolve o compartilhamento do espaço. Com relação ao aluguel, Bagnato diz que nada irá mudar. “Eles irão continuar pagando aluguel para a USP, inclusive com reajuste, e nós apenas iremos dividir custos de eletricidade e vigilância, obedecendo a parte de cada um.”

O professor e coordenador diz ainda que estão sendo planejadas atividades educacionais junto ao Parque, incluindo oficinas de inovação e estabelecimento de um conjunto de laboratórios neste tema. Também está sendo elaborado pela Agência um programa que envolve inovação na construção civil para São Paulo. “Neste caso, precisamos de parcerias como esta. Estamos nos aproximando daquela área por ser terreno USP, próximo ao Parque e que cumpre nossas necessidades.”