Ombudsman – “Obrigado, e não confiem em mim”

Esta é minha última coluna como ombudsman do Jornal do Campus. Foram apenas oito, mas gostei muito. Gravei vídeos, elogiei, critiquei e fiz uma agradável visita à turma.

Deste período, se eu puder dar um único conselho é: não confiem em mim. Aliás, desconfiem de qualquer um que esteja há 20 anos no mercado e que tenha começado a trabalhar antes mesmo da chegada da internet às redações.

Pessoas com mais experiência podem, claro, acrescentar algo. Acontece que hoje ninguém sabe qual será o futuro do jornalismo. A direção do New York Times tem dúvidas e está mudando constantemente de direcionamento. O jornal do seu bairro também.

A única certeza é que as pessoas vão continuar querendo ouvir histórias. Vão continuar interessadas em saber o que acontece no mundo, no seu país, na cidade em que moram, na sua rua. O grande lance é saber de que forma isso irá acontecer. E aí arrisco alguns palpites:

1. Não há uma única resposta;

2. Imitar modelos decadentes não é uma resposta;

3. Vocês é que vão criar os novos caminhos, e não eu ou seus professores.

Ousem, criem, fujam do convencional. Acreditem em sua intuição, apostem no que vocês gostam e acham bom. E, se der, me arrumem um empreguinho quando eu for um velho jornalista obsoleto.

Um grande abraço, e até a próxima.

Lino Bocchini é editor de mídia-online da Carta Capital