IGC faz evento para difundir escalada na USP

1º Campeonato de Geoboulder inaugura a parede doada ao Centro Acadêmico há dois anos (Foto: Tauã Miranda)

Esqueça gols, cestas, velocidade. A nova modalidade esportiva que acontece na USP é a escalada. E para divulgar esse esporte, o Cepege (Centro Paulista de Estudos Geológicos) do Instituto de Geociências realizou neste último sábado (27) o 1º Campeonato Universitário de Escalada Geoboulder e contou com equipes da USP, Unicamp e Ufscar.

O público que participou do campeonato foi plural. Havia tanto escaladores veteranos, como os membros das academias Casa da Pedra e 90 Graus, quanto pessoas que jamais haviam praticado a modalidade na vida. Devido a sua inovação, o evento também atraiu intercambistas das universidades.

Das 12h30 às 22h, os presentes escalaram diversas vezes a parede de boulder, modalidade caracterizada por uma escalada sem corda em pequenas paredes. Mas se engana quem pensa que, por ser relativamente baixa, a subida é tranquila. A escalada boulder exige muita força e agilidade nos movimentos.
João Ricardo da Costa Gonçalves, que já foi vice campeão paulista de escalada, suou a camisa durante o campeonato. Apesar disso, ele vê como maior dificuldade a disseminação desse esporte pouco tradicional dentro das universidades. Gonçalves participa do Grupo de Escalada Esportiva e Montanhismo da Unicamp, que existe há 20 anos, mas afirma que a participação ainda é escassa.

Ao todo, 60 pessoas passaram pela parede de boulder e as inscrições custaram R$ 20,00. O dinheiro arrecadado será integralmente revertido para melhorias de infraestrutura. Para João Marcos Siqueira Silva, do Cepege, um dos principais ganhos do campeonato foi a compra de uma capa para os antigos colchões utilizados para aparar as quedas. “Nossos colchões estavam cheios de ácaro. Agora escalamos em um lugar limpo e nossa parede está visível em toda a região de São Paulo”, comemorou.

VEM ESCALAR

A parede existe há dois anos, foi doada por um ex-aluno da Geologia, Bernardo Tavares, e equipada colaborativamente, através de doações e vaquinha. Ela é gerida de forma coletiva e seu uso não tem fins lucrativos. Muito pelo contrário. Lucca Pabts, também do Cepege, ressaltou a intenção de que ela seja utilizada gratuitamente por qualquer pessoa – de dentro ou fora da universidade. “Estamos formando turmas para treinar e aceitamos qualquer um que estiver interessado”, ressaltou Pabts.

Ao longo desse biênio, o esporte ganhou adeptos. “Vimos a necessidade de criar o nosso primeiro campeonato, com o intuito de introduzir estes novos escaladores à comunidade da escalada. E também para fomentar uma união entre os diferentes centros de treinamentos que existem em São Paulo na forma de um festival/competição”, esclareceu Arthur Tenório, do um dos organizadores do campeonato.
Uma grande quantidade de atletas é essencial para conseguir mais visibilidade e possíveis benefícios e apoio universitário. Os escaladores também realizam saídas para treinos em rochas de São Paulo e pretendem criar grupos para competições.

Os vencedores foram:
Categoria Amador: Feminino: 1º Lugar – Anais Powell / Masculino: 1º Lugar – João Paulo Monticeli (USP – IGC)
Categoria Intermediário: Feminino: 1º Lugar: Amanda Rix / Masculino: 1º Lugar: Renato Salgado

Para saber mais sobre as atividades do grupo, acesse a página: https://www.facebook.com/pages/Parede-de-Escalada-GeoBoulder-USP/488917911170631?fref=ts

por THAIS MATOS