USP faz convênio de educação a distância

A USP firmou convênio com a Coursera para disponibilizar cursos gratuitos e a distância na internet. A previsão é de que as atividades comecem a ser ministradas no início do próximo semestre letivo, entre fevereiro e março do próximo ano.

Inicialmente, quatro opções de curso produzidos por professores da USP serão publicados na página da empresa americana: “Origens da Vida no Contexto Cósmico”, “Fundamento e Linguagem de Negócios”, “História da Contabilidade” e “O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos Distributivos”. O primeiro está ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e os últimos estão relacionados à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

Os cursos ainda estão em processo de produção de material, como a gravação de vídeos, elaboração de atividades e participação de convidados. Segundo Cláudia Fuller, da Pró-Reitoria de Pesquisa, as inscrições para os cursos da USP devem ser abertas até o fim do ano. A duração média é de oito semanas. A tendência é que mais cursos também estejam disponíveis na página conforme a demanda.

O professor da FEA, Edgard Cornacchione, responsável  por dois dos próximos cursos que estarão disponíveis, destaca que a participação da USP no projeto é uma “ruptura do modelo educacional” praticado pela Universidade. Ele também aponta que a USP “marca território no mercado” [de educação gratuita a distância] e desponta como uma instituição internacional.

Para o docente, a USP cumpre um papel fundamental de expansão ao aumentar a sua visibilidade para além do corpo discente da Universidade, que não chega a 100 mil alunos.

O Brasil é o quinto maior público da iniciativa, com cerca de 300 mil inscritos, ou 3% do total. No entanto, apenas 26 dos cerca de 750 cursos que são oferecidos pelo Coursera são em português ou foram traduzidos para o idioma. Os países com maior número de alunos são, respectivamente, EUA, Grã-Bretanha, Rússia e Índia.

A iniciativa, lançada em abril de 2012, tem por objetivo criar uma plataforma de cursos no estilo MOOC (massive open on-line couse) de universidades de prestígio no mundo inteiro. Os dois fundadores, Daphne Koller e Andrew Ng, são professores de ciência da computação da Universidade de Stanford.

A USP não dará certificado aos alunos que participarem de seus cursos on-line. No entanto, é possível receber um “verified signature” do próprio Coursera a um custo de U$49, como revela Cornacchione.

Sobre os métodos de avaliação, Cornacchione afirma que não há uma maneira totalmente segura de garantir que o aluno que está inscrito é o mesmo que faz as atividades. Porém, haverá um sistema de acompanhamento de participação através de exercícios, atividades e fotos que restrigem a possibilidade de fraudes.

No caso brasileiro, são também parceiros do Coursera a Unicamp e a Fundação Lemann.

por JOÃO PAULO FREIRE