Pró-Reitoria vai apoiar atléticas da USP

Cerca de 5.000 alunos utilizam a USP para a prática de atividades físicas, segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Foto: Breno França)

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP realizou um simpósio na sexta-feira, 24 de outubro, no Auditório István Jancsó do Edifício Brasiliana para demonstrar seu interesse em apoiar o esporte universitário. O evento dedicado à discussão do tema “O Esporte na Formação e Integração dos Estudantes”, contou com a participação do reitor Marco Antonio Zago, do pró-reitor de graduação, Antonio Carlos Hernandes, profissionais do mercado esportivo como José Carlos Brunoro, da Sociedade Esportiva Palmeiras e professores de educação física e outras áreas que estudam o esporte, além das atléticas.

A proposta principal do simpósio era criar um espaço para que as pessoas que estão envolvidas com a atividade esportiva dentro da Universidade se reunissem. Segundo dados da própria PRG, atualmente cerca de 5 mil alunos praticam atividades físicas na USP, entretanto a intenção da pró-reitoria é alcançar o índice de 25% dos alunos de graduação até o fim dessa gestão. “A ideia apareceu durante a formulação das diretrizes gerais para a PRG. Sempre considerei o esporte como uma atividade importante para a formação dos estudantes, independente do nível ser superior, ensino médio ou ensino fundamental”, afirmou o professor Antonio Carlos Hernandes.

Durante o seminário, o pró-reitor destacou diversas vezes que enxerga o esporte como um fator importante na formação do universitário. “O esporte tem a capacidade de integrar os praticantes e de possibilitar o exercício da ética e da cidadania. Em parceria com a Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), a pró-reitoria estará estimulando a prática para todos os estudantes de graduação,” contou o pró-reitor.

Após o simpósio, o primeiro evento esportivo que contará com o apoio da PRG já está marcado. Trata-se do I Torneio de Rubgy da USP, que vai reunir 12 equipes masculinas e oito femininas e será realizado nas dependências do Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) no próximo final de semana.

Além disso, nos dias 6 e 7 dezembro, a parceria com o Cepeusp e a Liga das Atléticas Acadêmicas da USP (LAAUSP) será ampliada. A Taça USP vai reunir os campeãos da capital e do interior. “Nesta primeira edição, a competição será disputada entre os vencedores da Copa USP e do CaipirUSP. Poderão participar as equipes masculina e feminina de futsal, handebol, basquete e vôlei, além das equipes de futebol de campo e xadrez”, revelou Antonio Carlos. No próximo ano, a intenção é formalizar um calendário para que atividades apoiadas pela pró-reitoria aconteçam na universidade por todo o ano.

AS ATLÉTICAS

Atualmente existem 25 Atléticas vinculadas à LAAUSP. O número grande esconde as dificuldades que as atléticas e seus membros enfrentam na realidade da vida universitária. Dentre as atléticas que a reportagem do Jornal do Campus conversou, todas apontaram a questão financeira como principal desafio a ser superado, mas os problemas não param aí. Segundo o Diretor Geral de Esportes (DGE) da LAAUSP, João Francisco Vargas Meireles, “o trabalho das Atléticas ainda é visto com preconceito por boa parte das pessoas e isso só afeta negativamente a nossa imagem”. Nesse sentido, João afirma que o apoio da pró-reitoria pode ajudar bastante. “Desde 2009 não recebemos nenhum amparo das instâncias superiores da Universidade. Desta vez, não só iniciativas como o apoio aos campeonatos estão vindo, mas indicações da Prefeitura do Campus na reforma de espaços dentro do CEPE.”

Sendo assim, o cenário para as pessoas que se dedicam ao esporte universitário dá sinais de que vai melhorar. “O apoio institucional vai ajudar a reconhecer que o trabalho das atléticas é um trabalho sério e que demanda tempo. Às vezes nos prejudicamos no curso, mas fazemos isso em prol do esporte integrativo entre as faculdades da USP. Tendo a pró-reitoria ao nosso lado, muita coisa pode mudar”, reconheceu o DGE da LAAUSP.

por BRENO FRANÇA