Centro de Biologia Marinha ainda é desconhecido na USP

Foto: Thais Matos

Esse pequeno pedaço de paraíso na foto ao lado faz parte de um campus da USP. O Centro de Biologia Marinha está localizado em São Sebastião e abriga mais de 40 funcionários. Ele serve de base para pesquisas de graduação e pós-graduação de áreas relacionadas a biologia, ciências biomédicas e oceanografia, e atende alunos e pesquisadores de instituições do Brasil todo, suprindo a carência dessa área. É equipado com laboratórios e equipamentos de última geração.

Apesar disso, ele ainda é desconhecido pela maioria da Universidade. De acordo com o professor Alvaro Migotto, “muita gente dentro da reitoria nunca chegou a ir até o local”. O centro oferece disciplinas de alguns cursos, mas luta por uma graduação própria, além de buscar a contratação de mais docentes. Atualmente, são apenas cinco.

O centro está aberto a excursões monitoradas por seus laboratórios, duas praias e tanques com animais marinhos. Em fevereiro, ele comemorará 60 anos e vale a pena fazer uma visita a esse belo braço da Universidade.

por THAIS MATOS