Laboratório de brinquedos comemora 30 anos

No mesmo ano em que a USP completa 80 anos, o Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação chega ao seu 30º aniversário. Fundado pela professora Tizuko Kishimoto, ele nasceu durante a ascensão do movimento de criação das ludotecas ou toy libraries ao redor do mundo. “Aqui no Brasil, a pedagoga Nylse Helena Silva Cunha começou o movimento na área de educação especial, para atender as crianças com deficiencia”, conta Tizuko. O nome “ludoteca” já era usado por uma escola particular no país, e assim foi cunhado o termo brinquedoteca.

Em 1984, o governo do Estado de São Paulo deu início a um projeto de criação de seis brinquedotecas. A professora Tizuko se envolveu com a iniciativa e requisitou uma brinquedoteca para a Faculdade de Educação. Ela conta que, inicialmente, a iniciativa contava com apenas 200 brinquedos, fornecidos pela marca Estrela. “Comecei, com os meus alunos, a estudar os brinquedos, e fiz um pedido na faculdade para criar o Labrimp. Em 1988, consegui fazer uma abertura oficial da brinquedoteca”.

Assim como a Universidade, o laboratório tem suas funções apoiadas no tripé extensão, ensino e pequisa. A brinquedoteca tem, semanalmente, dias abertos à comunidade, em que crianças maiores de 5 anos podem vir desacompanhadas, e as menores, acompanhadas de pais ou responsáveis. Em outros dias, escolas públicas e privadas podem agendar horários, e certos períodos são reservados para os alunos de ensino fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP, que têm as visitas à brinquedoteca como parte de seu currículo escolar oficial.

Há momentos separados também para os pesquisadores adultos, que têm acesso ao extenso acervo de livros e materiais pedagógicos do laboratório. A observação das crianças no local e a análise dos brinquedos faz parte também da formação dos alunos e é tema de diversas pesquisas entre pós-graduandos e docentes.

Na última quinta-feira, 27 de novembro, um evento comemorativo reuniu pessoas importantes na história do Labrimp, como o diretor da FEUSP à época da criação do laboratório, Antonio Carlos Coelho Campino, e homenageou a professora Tizuko, que se aposenta neste ano, passando a coordenação do laboratório aos professores Mônica Appezzato Pinnazza e Marcos Garcia Neira.

O trabalho do Labrimp reconhece o brinquedo como matéria prima do aprendizado infantil. O próprio Ministério da Educação tem buscado organizar em seu site uma seção de brinquedos recomendados às escolas, fato que contribuiu para demonstrar a importância do estudo aprofundado de materiais pedagógicos, função que o Laboratório já desempenha há três décadas.

por ANA CAROLINA LEONARDI