Quais são os impactos de um inter?

Competições como o BIFE aquecem economia e ajudam no desenvolvimento do esporte e da educação nas cidades-sede (Infográfico: Arthur Aleixo)

Anualmente, os estudantes de 11 faculdades da Universidade de São Paulo aguardam por uma das maiores competições da USP: o BIFE. Nesse ano, a vencedora do XV BIFE foi a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Mas que impacto a competição trouxe à cidade que a sediou?

Em 2014, o campeonato interuniversitário foi realizado na cidade de Araraquara, a 278 quilômetros da capital paulista. A cidade já possui tradição em recepcionar competições universitárias, como o JUCA (Jogos Universitários de Comunicações e Artes) em 2012 e o Interbatuc (encontro de baterias) em 2014.

Segundo a prefeitura da cidade, a realização desses torneios é incentivada a fim de aquecer a economia local, já que os visitantes passam a consumir os serviços da cidade. “Nestes eventos, o movimento em restaurantes, bares, postos de combustíveis e hotéis fica acima da média”, disse a assessoria da instituição.

A Associação Atlética Acadêmica (AAA) Lupe Cotrim, da ECA, por exemplo, realizou uma parceria com uma padaria local para fornecimento de lanches para o café da manhã dos ecanos. “O acordo com padarias é feito pelo núcleo de café da manhã. Normalmente, é combinado antes do inter um valor fixo por lanche pronto, quantidades e horários em que eles serão recebidos”, explica Thalita Cardoso, Diretora Geral de Esportes da Ecatlética.
Já a AAA IX de Setembro. da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), diz que parcerias para o fornecimento de café da manhã variam muito de cidade para cidade, De acordo com a presidente da Atlética, Brenda Alcântara, nesse ano não foi firmado nenhum tipo de acordo do gênero pela associação. Dessa forma, os alunos consumiam em lanchonetes fast food e restaurantes próximos aos ginásios e alojamentos.

Flávia Motta, funcionária da padaria Crystal, acredita que eventos como o BIFE têm muito a acrescentar para a cidade. Por ser ex-estudante da Unesp, ela entende toda a dinâmica de um inter e diz que “o lucro em cima das coisas consumidas [na padaria] aumenta bastante [no período]”. Segundo Flávio Flório, dono da padaria, o aumento do lucro durante o feriado da Consciência Negra subiu cerca de 20% em relação aos demais finais de semana. Ele diz que os principais itens consumidos pelos clientes nos quatro dias de jogos foram lanches, refrigerantes e cerveja.

OUTROS IMPACTOS

A prefeitura de Araraquara diz que há outros benefícios em receber competições como o BIFE. Em parte, elas são também exigências para a realização do evento, como “(…) melhorias nos alojamentos que hospedam os estudantes ou ações com entidades sociais”, esclarece a assessoria.

Brenda explica que o valor referente ao aluguel de quadras, escolas e galpões para servir de alojamento é passado pela administração da cidade para que as Atléticas possam analisar a melhor opção. “O pagamento é feito junto com o a assinatura do contrato e a cidade se responsabiliza em investir o dinheiro em melhorias e incentivos ao esporte”. Ela ainda complementa que parte do dinheiro pode ser investido em educação, já que o contrato é firmado com a Secretaria do Esporte e Educação.

Embora essas competições tragam muitos benefícios à cidade-sede, pontos negativos os acompanham. Maria Casares, 91, por exemplo, diz que o movimento nas ruas incomoda muito por conta do barulho feito pelos estudantes. Esse é um dos problemas apontados pela prefeitura, quando questionada sobre os prós e contras de receber competições como o BIFE. Além do barulho, soma-se à lista de problemas o lixo acumulado em torno de ginásios e alojamentos utilizados.

por MARIA BEATRIZ MELERO