Interior tem presença inédita no Bichusp

Atléticas de Ribeirão Preto e São Carlos são novidade na 45ª edição do torneio de calouros
Competição terminará em 29 de março (Foto: João Henrique Furtado Silva)

Em sua 45ª edição, não foi só o recorde de inscrições em todas
as modalidades que chamou a atenção no Bichusp. A presença
inédita de duas atléticas também foi o foco de uma das mais tradicionais competições entre calouros do estado de São Paulo. Tanto a Liga das Atléticas da USP de Ribeirão Preto (LAURP) quanto a Atlética CAASO, de São Carlos, compareceram com bom número de novatos, com destaque para a última, que chegou à segunda colocação em cinco modalidades – Xadrez, Tênis de Mesa Masculino, Natação  Feminina, Judô e Jiu Jitsu. Allan Nunes, aluno de matemática aplicada e computação científica, foi o enxadrista responsável por trazer a medalha de prata à atlética são-carlense.

O calouro afirma estar contente em defender as cores de sua faculdade e também projeta o potencial de sua equipe para o futuro: “Fico feliz em jogar pela CAASO, que será a minha casa nos próximos anos. Já temos jogadores fortes o suficiente para ganhar qualquer competição universitária, mas estamos abertos para quem quiser aprender”. Com os resultados, a faculdade de São Carlos está na sétima posição com 102 pontos, a poucos passos de atléticas tradicionais do esporte universitário, como a FFLCH (109 pontos) e a Medicina (110 pontos). Para Igor de Paula, vice-presidente esportivo da CAASO, esse início de competições foi bastante inesperado, pelo alto nível esportivo: “nós só queríamos participar. Não visávamos chegar tão longe, visto que em São Paulo há grandes equipes, como a Poli, EEFE e a San Fran”.

Poli dispara na liderança do torneio

A 45º edição do Bichusp iniciou-se no dia 7 de março e, após duas semanas de competições, já possui fortes candidatos ao título.  A Poli, vice-campeã no ano passado, abriu 210 pontos na classificação, 33 à frente da EEFE, a vice-líder. Já a FEA, campeã da competição em 2014, segue na terceira colocação, com 150 tentos conquistados.

O primeiro final de semana, no qual ocorreram as disputas das modalidades individuais, já foi marcado pela soberania azul e amarela. Pela manhã, a Poli faturou a primeira colocação tanto na natação feminina e masculina quanto no xadrez. À tarde, a escola de engenharia até confirmou o título do tênis de mesa masculino, mas viu sua sequência de vitórias ser quebrada pelo Instituto de Biociências na modalidade feminina.

Já no Jiu Jitsu e no Judô, modalidades que não têm peso final na classificação, apenas 6 atléticas distintas disputam as medalhas, sendo que a FEA e a Poli se consagraram campeãs.

O atletismo, que perdurou por toda a manhã de domingo, ficou com a seguinte classificação: no masculino, a Poli levou a maior pontuação, seguida pela Medicina. No feminino, a EEFE adquiriu a pontuação máxima, enquanto a FEA ficou com a segunda posição.

A segunda semana, aliás, foi determinante para a Escola de Educação Física e Esporte subir para a vice liderança. Com três finais nesse período, a EEFE viu, no sábado, seus times de basquete masculino e handebol feminino se consagrarem vice-campeões após derrotas para a Poli e para a São Francisco, respectivamente.

No domingo, a sorte mudou e os alunos de Educação Física e Esporte puderam enfim comemorar a medalha de ouro após final contra a FFLCH no handebol  masculino. De olho no avanço e sua rival, a Poli também conquistou mais um ouro, depois de uma disputa contra a FEA no  basquete feminino.

Reta final da competição

Devido às chuvas que atingiram o CEPE nos últimos dois finais de semana, os jogos do Tênis de Campo tiveram que ser adiados para os dois últimos período de competições. Dos 17 jogos totais (reunindo as partidas masculinas e femininas, inclusive as finais), apenas 7 foram finalizados. Para a etapa final do Bichusp, também acontecerão os torneios de Futebol de Campo e Softbol misto no dia 21, Rugby no dia 22, Futsal Masculino e Vôlei Feminino no dia 28 e Futsal Feminino e Vôlei Masculino em 29 de março.

por JOÃO HENRIQUE FURTADO SILVA