Curta sobre movimento negro estreia na USP

Cena de documentário USP 7%, de Daniel Mello e Bruno Bocchini, que aborda a questão racial na USP. (Foto: Divulgação)

No dia 13 de abril estreia o documentário USP 7%, que mostra a luta do movimento negro por inclusão na USP desde a década de 1980. No documentário, quatro pessoas negras diretamente envolvidas com a Universidade contam suas histórias de resistência e militância, ilustrando o que é ser negro na sociedade brasileira.
O filme foi dirigido pelos jornalistas Daniel Mello e Bruno Bocchini e financiado pelo edital Curta-Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual. A trilha sonora foi feita pelo Núcleo de Artes Afrobrasileiras da USP. O grupo fez ainda uma performance exclusiva para o filme, trazendo a raiz africana para dentro da discussão sobre negritude e racismo.
Na página do filme nas redes sociais, os idealizadores contaram um pouco dos percalços na execução do projeto: “Falar de racismo é
enfrentá-lo. Não existem subterfúgios ao se entrar nesse campo. Por isso, antes mesmo da primeira filmagem, já estávamos na briga.” Segundo eles, o edital que os contemplou, voltado para produtores e diretores negros, foi alvo de uma ação judicial: “Foi um ano de atraso e expectativa. Acusar as ações afirmativas de racismo, invertendo o discurso, tem sido argumento recorrente daqueles que buscam impedir as mudanças na estrutura sócio-racial brasileira.”
Somente em 2014 o documentário foi a cabo. Aguardado com expectativa por diversos grupos, o filme, agora concluído, terá exibição no Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP, com debate após a exibição entre os diretores do filme e membros da Frente Pró-Cotas. Ao longo do ano ele também participará do roteiro de festivais nacionais, e serão feitas exibições para a promoção de debates sobre racismo e cotas na USP e outras instituições que manifestarem interesse.

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
USP 7 %
Quando? Segunda-feira, 13 de abril, às 18h
Onde? No Núcleo de Consciência Negra
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues,
travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária.

por FERNANDO MARGARIAN DE FREITAS