Escola Politécnica leva mais um Bichusp

Calouros da faculdade de engenharia conquistaram medalhas de ouro em nove modalidades
Alunos da Poli conquistaram o título no vôlei masculino após final com sua principal rival nesse ano, a EEFE. (Foto: LAAUSP)

A 45ª edição do Bichusp não apresentou surpresas em relação aos anos anteriores. Com os resultados do último final de semana, a Escola Politécnica (Poli) garantiu virtualmente o título da maior competição de calouros da universidade. A atlética de Engenharia, que já havia disparado na liderança nos dois primeiros finais de semana, conquistou o primeiro lugar em mais uma modalidade e, somado a resultados, abriu a vantagem necessária sobre a segunda colocada, a Escola de Educação Física e Esportes (EEFE). Fechando as primeiras colocações, a campeã da edição de 2014, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), terminou na terceira colocação, enquanto a Faculdade de Direito (San Fran) fechou o período no quarto lugar.
No terceiro final de semana de competições, no qual seriam disputadas as modalidades de rugby, softbol misto e futebol de campo, fortes chuvas assolaram o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), o que adiou a disputa dessas taças. O mesmo ocorreu com as finais de tênis, que também acontecerão no próximo final de semana, durante os dias 11 e 12 de Abril. Apesar dessas disputas ainda estarem abertas, seus resultados não tirarão o título geral da Escola Politécnica.
Já os dias 28 e 29 de Março foram marcados pelas disputas decisivas na pontuação geral. Logo no sábado, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e a CAASO, de São Carlos, protagonizaram a final do futsal masculino, a única sem pelo menos uma das quatro atléticas que estavam na disputa direta ao título. No fim, os calouros do Instituto de Matemática e Estatística levaram o ouro à sua atlética. No vôlei feminino, a FEA levou a medalha em uma modalidade na qual sua rival mais direta, a Poli, havia sido eliminada em seu primeiro jogo.
No domingo, o futsal feminino teve a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e a San Fran como finalistas, com vitória da atlética da zona leste paulistana. Naquele momento, era sabido que a Poli já havia conquistado o título do Bichusp, o que não tirou o brilho da disputa pela medalha de ouro no vôlei masculino. O jogo, que teve bom nível técnico de ambas as equipes, acabou coroando a atlética de engenharia.
Após a entrega de medalhas aos calouros vencedores da modalidade, o diretor do Cepe, Emilio Miranda, enfim repassou o troféu de campeã geral à Poli. O dirigente ainda revelou o sentimento de dever cumprido após a competição: “a Pró-Reitoria de Graduação investiu no projeto, junto com o Cepe e a Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), até mesmo para integrar o calouro. E, pelo o que nós vimos, o objetivo foi alcançado, já que a participação foi muito grande”. Emilio Miranda também ressalta que o Bichusp foi capaz de levantar um espírito de competição e integração que a USP sempre precisa dar aos seus novos integrantes.
Dessa forma, a classificação temporária ficou da seguinte maneira: a Escola Politécnica está na primeira colocação com 281 pontos, 33 pontos à frente da EEFE. Na terceira colocação, a FEA estacionou com 228 pontos, ao passo que a Faculdade de Direito terminou o período com 207 pontos. As quatro faculdades, aliás, mantiveram a hegemonia da edição passada, que terminou com a faculdade de economia em primeiro, seguida pela Poli, EEFE e San Fran.
As posições seguintes, no entanto, deverão ser as mais disputadas, já que poucos pontos separam quatro atléticas. A Escola de Comunicações e Artes (ECA), que ficou em 13º lugar no ano passado, está na quinta posição com 164 pontos, apenas 3 à frente da CAASO, atlética que trouxe os alunos de São Carlos à capital. Na sexta posição com 154 pontos, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) tenta superar a boa campanha feita na edição passada, na qual terminou nessa mesma colocação. Porém, a tarefa será acompanhada de perto pela Faculdade de Medicina, que está a apenas um ponto atrás na colocação geral da competição.

Com mais investimento, mais participantes

Além do apoio institucional e financeiro da Pró-Reitoria de Graduação, o Bichusp de 2015 também teve como destaque um aumento de 42% no número de atléticas competidoras, o que gerou um fluxo de aproximadamente 2600 atletas. No geral, quase todas as modalidades tiveram aumento no número de atléticas competidoras, com exceção do softbol misto e do tênis feminino. O tênis masculino, por exemplo, apresentou expansão de 86% em relação ao ano passado. Outro dado de destaque foram as 17 equipes de xadrez presentes, um número inédito para a competição. Mesmo como modalidades de demonstração, Judô e Jiu Jitsu partiram do zero e contaram, respectivamente, com 3 e 4 atléticas.
“Não foi só um trabalho da LAAUSP ou da Pró-Reitoria de Graduação. Entrou um geração de pessoas muito dispostas a organizar o esporte esse ano”, afirma o presidente da LAAUSP, João Francisco Vargas Meireles. Para ele, houve uma grande mobilização por parte das atléticas e esse foi um dos fatores determinantes para o aumento do número de participantes.
O aumento no número de atletas também reflete no planejamento que a Pró-Reitoria de Graduação tem para o esporte universitário. “No ano passado, a LAAUSP nos apresentou o número de atletas que temos na USP, o que, na época, correspondia a 7,5% do contingente total de estudantes. E nosso objetivo é fazer isso crescer. Nosso cenário ideal seria ter 25% dos alunos participando”, projeto o pró-reitor Antonio Carlos Hernandes. A linha de pensamento por trás do projeto, aliás, também é um pensamento presente na LAAUSP: “nós, assim como todas as outras atléticas, temos que saber manter o máximo de pessoas que particparam do Bichusp. Se 30% dos calouros que participaram se mantiverem, já será satisfatório”, conclui João Meireles.

por ANDRÉ MEIRELLES e JOÃO HENRIQUE FURTADO SILVA