Programa Nascente abre período de inscrições

Em sua 23ª edição, concurso incentiva produção cultural de alunos em sete categorias diferentes
Zé Leônidas, finalista em Música Popular em 2010/Autor: Rodrigo Monteiro

Na última segunda-feira, 20 de abril, foram abertas as inscrições para a 23ª edição do Programa Nascente, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Alunos de qualquer curso de graduação, pós-graduação ou também pertencentes a Escola de Arte Dramática da ECA podem participar do concurso, individualmente, em grupo ou submetendo algum projeto, de acordo com a categoria de seu trabalho. O envio deve ser feito até 29 de maio.

O Programa Nascente, criado em 1990, tem como objetivo incentivar a criação artística dos alunos da Universidade de São Paulo. Presos a grades acadêmicas e com enfoque em pesquisa, muitos estudantes acabam por inibir talentos ou mesmo não desenvolver habilidades relacionadas às artes devido ao pouco tempo e oportunidades disponíveis. Em cursos das áreas de exatas e biológicas, este é um problema ainda mais comum.

A vivência universitária é bastante pobre quando se limita ao aprendizado técnico de profissões. Mais que isso, a troca de ideias, a produção cultural e os debates promovidos a partir de divergentes pontos de vista são fundamentais para a formação de um pensamento crítico que realmente diferencia um bom profissional. É nesse sentido que o Programa Nascente age; incentivando a produção de arte de alunos de graduação e de pós-graduação e premiando os melhores trabalhos.

Comparando-se a edição de 2010, com 136 inscritos à última, com 644, observa-se um crescimento considerável na adesão dos estudantes. O organizador do projeto, Rodrigo Monteiro, explica: “O concurso cresceu e diversificou seu público e as atividades realizadas. Hoje, um pós-graduando nas áreas de Artes e da Crítica pode se inscrever para acompanhar as reuniões das Comissões Julgadoras. Embora não participe do processo de decisão sobre os trabalhos finalistas, ele desenvolve uma reflexão sobre o Concurso Artístico e o papel das artes e da cultura na formação de nossos alunos. Ao final de sua participação ele tem um texto publicado no catálogo do programa”.

Como funciona?

Atualmente o programa conta com sete categorias diferentes, são elas: Música Erudita, Música Popular, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design e Texto. Cada uma delas comporta de três a sete subcategorias, assim, a avaliação contém um caráter mais específico, mantendo ainda certa unidade entre as áreas que o Nascente abrange. Além disso, a divisão expande os tipos de trabalhos que pode ser inscritos. Os mais variados materiais possuem espaço dentro do concurso: reportagens, documentários, instalações, composições e poemas são alguns deles.

As premiações do programa são em dinheiro, para que o aluno consiga continuar e aprimorar o trabalho apresentado, seja através de investimento em um projeto ou de cursos na área. Após os resultados, é planejado o Circuito Nascente, uma sequência de apresentações dos vencedores em outras cidades, sobretudo nos campi da USP no interior, como São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Todo ano o regulamento é atualizado de acordo com sugestões das Comissões Julgadora e Acadêmica, ambas renovadas em cada edição. É a partir destes apontamentos que foram realizadas mudanças como a separação da categoria música em erudita e popular. Essa preocupação garante que o concurso possua um caráter de constante aperfeiçoamento.

Quando perguntado sobre o retorno social que o programa traz, Rodrigo Monteiro explica: “é possível destacar a possibilidade da cultura produzida pelos alunos extravasar os muros da Universidade e ser vista pela cidade, oferecendo uma rica e diversificada programação cultural aos paulistanos. O Nascente é, sem dúvida, uma das iniciativas mais bem sucedidas da Universidade em oferecer visibilidade e projeção a talentos artísticos anônimos que caminham todos os dias pelos corredores das Faculdades e Institutos. É uma das formas que a Universidade constituiu de pensar e dar o devido destaque ao  papel da Cultura na formação acadêmica dos jovens que aqui ingressam”.

De fato, o programa tem revelado nomes promissores no que diz respeito ao cenário cultural de São Paulo. Entre os exemplos, destaca-se a banda Filarmônica de Passárgada, vencedora da 16ª edição e que, em 2014, lançou um novo disco (Rádio Lixão) com participações especiais de Tom Zé e Guilherme Amarante.

Por Jullyanna Salles