Cinusp exibe filmografia de John Cassavetes

Pioneiro do cinema independente, produziu obras sem custeio de Hollywood e criou personagens complexos

Em cartaz no Cinusp, a mostra “As Faces de John Cassavetes” reúne 15 filmes do ator e diretor, além de um documentário sobre ele e dois programas de televisão dos quais participou. A exposição apresenta obras marcantes de Cassavetes diante das câmeras e também atrás delas, onde teve papel fundamental para o cinema independente.

Nascido em 1929 em Nova York (EUA), Cassavetes se formou em 1950 na American Academy of Dramatic Arts, onde conheceu sua futura esposa, companheira de vida e de cinema, Gena Rowlands. Nesta década, passou a atuar também em séries de televisão e filmes “B”. Durante este período, dois trabalhos chamaram a atenção do público para o ator. O primeiro foi uma participação no programa Alfred Hitchcock Apresenta, no episódio Você Tem Que Ter Sorte. O segundo foi o papel do personagem principal do filme Um Homem Tem Três Metros de Altura, do diretor Martin Ritt.

A partir daí sua carreira deslanchou, e passou a ser chamado para diversos trabalhos, com destaque para suas performances em Os Assassinos, de Don Siegel, A Fúria, de Brian de Palma, e no clássico O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski. Apesar disso, não deixou uma marca por sua atuação, afirma o curador da mostra, Cédric Fanti: “Ele foi um ator bem versátil, trabalhou em filmes de diversos gêneros e desenvolveu muitos tipos de personagens, mas não consolidou uma persona específica como fizeram outros atores contemporâneos a ele”. Mas um aspecto significativo do trabalho de Cassavetes como ator é o fato de ele ter ajudado a custear alguns dos filmes em que participou, destaca Fanti. Essa característica está ligada à sua marca como diretor: buscar meios independentes de financiamento para o cinema.

Inspirado em um exercício de interpretação passado a seus alunos de teatro, Cassavetes criou seu primeiro longa-metragem, Sombras. Produzido de forma completamente independente, o filme teve dificuldades para chegar aos cinemas. Mesmo assim, ganhou o Prêmio da Crítica do Festival de Veneza de 1960. Os produtores de Hollywood se interessaram por seu trabalho, e chegaram a convidá-lo para dirigir dois filmes no famoso complexo de estúdios. Entretanto, o diretor não se entusiasmou com a experiência, teve problemas com a excessiva burocracia e hierarquização do processo de filmagem. Para não ter que se submeter a esse controle mais uma vez, aproveitou o sucesso de sua segunda película independente, Faces – indicado a três Oscars –, e montou uma empresa para produzir e distribuir os seus filmes, a Faces International.

Seu auge como cineasta foi na década de 1970, com os filmes Uma Mulher Sob Influência, A Morte de um Bookmaker Chinês e Noite de Estreia, sucessos de público e crítica. Segundo Fanti, as três produções se destacam, nelas “Cassavetes manteve a inquietação do começo de sua carreira, mesclando-a com um olhar mais demorado e sereno sobre essas personagens, extremamente complexas”.

As Faces de John Cassavetes

De 17.04 a 15.05

Cinusp: Segunda a sexta, com sessões às 16h e 19h
Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo/SP.

Maria Antônia: Sexta a domingo, com sessões às 18h e 20h
Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo/SP.