Copa USP já tem os primeiros campeões

Destaque vai para São Carlos que, apesar das dificuldades da distância, chegou a cinco finais

As finais da Copa USP, uma das principais competições organizadas pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (Laausp), tiveram continuidade no último domingo (28) e apresentaram vencedores em grande parte das modalidades do campeonato. As disputas ocorreram no Cepeusp, na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e no Caveirão, em Pinheiros.

volei-fea-usp
Time de vôlei feminino da FEA. (Foto: João Henrique Furtado)

No dia 21, a final do vôlei feminino pela série azul entre Faculdade de Economia e Administração (FEA) e Escola Politécnica (Poli) deu largada para a fase decisiva da competição. A atlética de engenharia, que havia desbancado o favoritismo do Instituto de Biociências (IB) nas semifinais, não conseguiu repetir o feito frente à FEA, que fechou o jogo com o placar de 3 sets a 2.

No início da manhã do domingo (28), foi a vez da Medicina disputar a final da série azul com a FEA no futebol de campo. As duas equipes, que já haviam se enfrentando na fase de classificação – com vitória de 2 a 1 para os alunos de medicina -, terminou com o mesmo vencedor, mas com um placar mais elástico: 4 a 0. Com isso, a A.A.A. Oswaldo Cruz termina o campeonato com campanha invicta (5 vitórias e nenhuma derrota).

Já nas quadras da EEFE, onde ocorreram as disputas pela medalha de ouro do basquete feminino (séries laranja e azul) e do basquete masculino (série laranja), não houve muitas surpresas. O primeiro jogo, entre a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Farma) e a CAASO, de São Carlos, coroou as atletas de Farmácia, que já haviam feito uma campanha espetacular na fase de classificação.

basquete-poli
Formação do time feminino de basquete da Poli. (Foto: João Henrique Furtado)

Em seguida, foi a vez da Escola Politécnica (Poli) e da FEA pela série azul. O jogo, que foi marcado por um amplo domínio azul e amarelo, acabou com o placar de 45 a 25 para a Poli. Vinícius Cappucci, técnico do time da engenharia, conta que o título foi importante para se ter um parâmetro do nível competitivo da equipe: “a Copa USP e os Jogos da Liga são de extrema importância. Como o nosso campeonato principal é o Interusp, então é bom conhecermos e medirmos forças contra equipes que teoricamente serão nossos adversários”.

À tarde, os alunos de São Carlos derrotaram a Medicina por 63 a 38 na final do basquete
masculino pela série laranja. As equipes, que vinham de bons resultados ao longo da competição, jogaram de igual para igual, embora a atlética de São Carlos tenha ficado à frente em praticamente todo o jogo. Guilherme Bortoletto Guimarães, técnico da CAASO, afirma que o planejamento ao longo do semestre, como treinamentos e logística de viagem, esteve baseado em competições como a Copa USP, que possuem calendários fixados aos fins de semana: “um resultado como esse é importante para mostrar que estamos no caminho certo e também para conquistarmos todos os nossos objetivos durante o ano inteiro”.

No vôlei masculino, tanto na série azul quanto na laranja, não houve surpresas quanto aos finalistas. Na primeira divisão, FEA e Poli reeditaram um confronto bem conhecido no campus. Assim como na fase de classificação, – no qual a primeira venceu por 2 a 0 – a A.A.A. Visconde de Cairu não sofreu para vencer os politécnicos e fechou o jogo em 3 a 0, com parciais de 20 a 7, 25 a 20 e 25 a 14.

Já na série laranja, o duelo entre Caaso e o Instituto de Química (IQ) apresentava ares interessantes pelo retrospecto de ambas as equipes, as quais não haviam perdido sequer um set ao longo da competição. Após um primeiro tempo disputado – 25 a 23 -, a equipe do interior abriu larga vantagem e fechou as duas últimas etapas com as seguintes parciais: 25 a 18 e 25 a 14. Otoniel Rodrigues Filho, técnico do time, revela que o calendário estendido da competição foi importante ara dar ritmo de jogo ao seu vasto elenco. “É complicado para nós virmos para São Paulo. Ter esse grupo grande facilitou para dar ritmo a todos. Mesclamos bastante ao longo do campeonato e atingimos nosso objetivo, que era subir para série azul. Acabamos sendo campeões, o que foi um resultado acima do esperado”.

Formação do time masculino de vôlei do CAASO. (Foto: João Henrique Furtado)
Formação do time masculino de vôlei do CAASO. (Foto: João Henrique Furtado)

Outra modalidade que não apresentou surpresa foi o futsal feminino, que mais uma vez teve como finalistas a EEFE e a Poli na série azul. A atlética de educação física, que já havia vencido as atletas da escola de engenharia por 2 a 1 na fase classificatória, dessa vez obteve uma larga vantagem e levou a medalha de ouro após o placar de 3 a 0. Rafael Monzem, treinador da equipe, revela a importância da Copa USP para o planejamento
do elenco. “Sempre tem rivalidade, os jogos são muito difíceis. É um dos campeonatos mais importantes até porque nos garante na Copa dos Campeões, que todos querem jogar. [A Copa USP] é sempre uma prioridade para todas as equipes”.

Para fechar a rodada, a Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) disputaram a medalha de ouro no handebol masculino pela série laranja, enquanto a FEA e a Medicina protagonizaram a final feminina da modalidade pela série azul. Após surpreenderem ao derrotar a Caaso na semifinal, os jogadores da Ecatlética mais uma vez desbancaram o favoritismo da Física e levaram o ouro com um placar de 21 a 20. Quem também garantiu o título, porém da série azul, foram as feanas, com um resultado de 21 a 17.

Últimas modalidades
Na madrugada de terça para quarta-feira (1º), à 0h, FEA e EEFE disputam a medalha de ouro do handebol masculino pela série azul. Às 20h, na quadra da EEFE, os alunos de educação física disputarão o título contra a Poli pelo basquete masculino (série azul). Já às 21h, a Farma e a Faculdade de Direito protagonizarão uma final inesperada, já que ambas venceram, respectivamente, a EEFE e a FEA nas semifinais, equipes de tradição na modalidade.

No próximo final de semana, três finais fecham o ciclo da Copa USP 2015. Pela série laranja, a Faculdade de Odontologia recebe a Caaso no futebol de campo, enquanto a EACH, atual campeã da série B do NDU, disputa a taça com a ECA no futsal masculino. No feminino, Direito e CAASO se enfrentam pela série laranja.

Por João Henrique Furtado da Silva