USP planeja instalar empréstimo de bikes

Projeto seguirá sugestão do plano cicloviário de distribuição de pontos de bicicletas
Cidade Universitária pretende atender os ciclistas para além das ciclovias
Cidade Universitária pretende atender os ciclistas para além das ciclovias (Foto: Gabriel Marques)

Com novo plano cicloviário em desenvolvimento, a prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C) inicia projeto para implantar pontos de empréstimo de bicicletas ao longo da cidade universitária. A instalação do serviço  já é prevista pelo plano, que teve início em marco de 2015.

De acordo com Ricardo Correa, sócio-fundador da empresa que delineou o plano, TCurbes, foi sugerida a instalação dos pontos com no máximo 300 metros de distância entre dois pontos. Foi analisada também a densidade de pessoas que utilizam os espaços da Cidade Universitária para a projeção dos pontos de empréstimo – “se eu tenho a 50 metros dois núcleos importantes, vai ter bicicleta nos dois núcleos”, afirma o arquiteto. Correa defende que, assim como o plano cicloviário, a instalação dos pontos de empréstimo deverá ser flexível e se adaptar de acordo com as necessidades da comunidade universitária.

Segundo Douglas Costa, responsável pela área de projetos e inovações da PUSP-C, a definição da localização e quantidade de bicicletas nos pontos de empréstimo, que se encontra em fase inicial, seguirá o que foi sugerido pelo plano realizado pela empresa com possíveis adequações. De acordo com a prefeitura do campus, o serviço será disponível para estudantes, funcionários e professores por meio da carteirinha USP. Não há, porém, previsão para abertura de um edital de licitação para o início da instalação dos pontos.

Instalação

A execução do projeto dependerá da empresa ou consórcio que for escolhido pela USP por meio do lançamento de um edital de licitação em que as empresas interessadas em prestar o serviço enviam proposta. A USP escolhe a que melhor se encaixa às necessidades do Campus e a execução é feita com a participação e deliberação da USP. O processo foi aplicado ao desenvolvimento do plano cicloviário do Campus, cujo edital foi aberto no final de 2014.

Pedalusp

Em 2011 o projeto de empréstimo de bicicletas Pedalusp foi colocado em prática como parte de uma pesquisa dos então alunos da Escola Politécnica da USP, Maurício Villar e Maurício Matsumoto. Semelhante ao que a PUSP-C pretende implantar no campus, o Pedalusp, que funcionou em fase de teste, iniciou com o empréstimo de quatro bicicletas e disponibilizou pontos pelo campus da Cidade Universitária e na estação de metrô Butantã, também via cartão USP. O projeto foi descontinuado com o fim da pesquisa no final de 2012.

Por Roberta Vassallo