Bandejão de São Carlos suspende jantar

Devido a limitações de funcionários, refeição não é servida desde a semana passada

(foto: Guilherme Eler)

Na última edição, o Jornal do Campus noticiou a fragilidade das condições de trabalho dos funcionários dos restaurantes na Cidade Universitária, em que, como apontado na reportagem, 69% dos trabalhadores avaliados sofrem de doenças derivadas do trabalho. A grande adesão ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) no início de 2015 aparece como um dos motivos para o quadro. Situação semelhante vivem os campi do interior: desde o dia 1º de outubro, o bandejão do campus principal de São Carlos, onde são oferecidos a maioria dos cursos, deixou de oferecer janta aos estudantes, permanecendo fechado também aos sábados há alguns meses.

De acordo com comunicado dos funcionários do restaurante universitário de São Carlos, vinte funcionários deixaram a equipe do bandejão entre os meses de julho de 2011 a 2015. A composição da equipe atual está comprometida: antes eram 70 servidores ativos, hoje são 44. Quatro funcionários estão afastados por licença médica e em processo de transferência; três com licença médica e sem previsão de retorno; e oito com restrições para mover peso, em decorrência de esforço excessivo. Além da decisão de não oferecer o almoço aos sábados, tomada no final do primeiro semestre, o cardápio das refeições já havia sido alterado para diminuir a sobrecarga de trabalho nos funcionários restantes. Atualmente, não é servida a guarnição e existe apenas uma opção de salada. A equipe do jantar, antes formada por treze funcionários, passou a contar com cinco: três deles servindo o prato principal e dois trabalhando no reabastecimento.

A decisão de suspender o serviço de jantar foi tomada em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), servidores do restaurante, o Centro Acadêmio Armando Salles de Oliveira (CAASO), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e a Prefeitura do Campus de São Carlos. Segundo o CAASO, na reunião ficou decidido que haveria a tentativa de transferir funcionários do restaurante do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da USP, localizado na cidade de Itirapina, e que apresenta demanda menor. A Prefeitura do Campus informou que “estão sendo buscadas alternativas para que o serviço volte à regularidade”. Enquanto isso, desde a segunda-­feira (5), a refeição seria mantida apenas aos alunos bolsistas.

O campus de Ribeirão Preto vive situação semelhante. Desde o dia 27 de abril, os funcionários do bandejão vêm servindo marmitas no lugar do jantar oferecido usualmente. A medida foi tomada em caráter provisório e em decorrência das limitações do quadro de funcionários. A expectativa é que seja contratado um serviço privado para oferecer as refeições em esquema self service, mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá, de acordo com informações da Prefeitura do Campus de Ribeirão.