Quem tem razão na briga dos reitores? O conflito que interessa à USP

Congelamento na contratação de professores, salas de aula superlotadas, corte nos gastos de manutenção dos prédios, todos esses são efeitos cotidianos da crise que a USP vem enfrentando nos últimos anos. Se não bastasse a necessidade de enxugar despesas, o total de alunos vem aumentando e a sociedade cobrando mais vagas e cursos.

Pautas explicando a real dimensão da crise são fundamentais para pensar o futuro da USP e não devem sair do radar dos editores e repórteres do Jornal do Campus. Este número trouxe uma matéria didática a respeito de alguns desses gargalos econômicos. Mas oportunidade para avançar.

Um capítulo novo desta triste novela da crise foi revelado dia 16 na Folha de S. Paulo e trata do processo aberto pelo atual reitor Marco Antonio Zago contra seu antecessor, João Grandino Rodas. Segundo o jornal, o objetivo da ação é cassar a aposentadoria de Rodas por medidas tomadas que lesaram os cofres públicos. Rodas argumenta que Zago era participava da gestão e por isso deveria ser responsabilizado também.

Não se trata de meros conflitos pessoais ou choque de egos. A briga é relevante para esclarecer eventuais barbeiragens e erros que podem ter sido determinantes para a crise atual da USP. Além disso, a resposta de Rodas também deve ser discutida: afinal, se Zago participava da gestão, porque permitiu ocorrerem os erros que acusa? Se faltavam controles, atualmente já foram aperfeiçoados? Há mais transparência? Os integrantes da gestão de Zago já poderão identificar eventuais erros caso sejam cometidos?

O JC abordou o esforço da USP em se abrir para a comunidade. A Virada Científica, ocorrida este final de semana, organizada pela USP e CNPq, seria uma oportunidade para que essa interação ocorresse em alto nível. Houve mais de 80 atrações das diferentes universidades.

Estive no evento no sábado e fiquei impressionado com a pequena quantidade de visitantes. Ao que parece, a divulgação deixou muito a desejar. Era um evento que merecia encher a USP diante da qualidade das instalações, com visitas de estudantes do ensino fundamental e médio, por exemplo. O baixo número de visitantes – confirmado por integrantes do evento – foi desolador.

Bruno Paes Manso é jornalista, economista e doutor em Ciências Políticas pela USP. Trabalhou como repórter por dez anos no jornal O Estado de S. Paulo e já recebeu o Prêmio Vladimir Herzog. Hoje atua na Ponte Jornalismo, cobrindo temas de segurança pública, direitos humanos e justiça, além de fazer pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP.