Campeonato busca integrar faculdades

Em edição inaugural, JOIN USP contempla três cidades do interior e quatro modalidades

Começaram no último final de semana (14 e 15 de novembro) os Jogos de Integração, que atendem pela sigla JOIN USP. Além de apresentar uma referência ao verbo em inglês “join” (juntar-se), o evento está em sua primeira edição e é organizado pela LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo) e LAURP (Liga das Atléticas da USP de Ribeirão Preto), duas entidades geridas pelos estudantes e que congregam atléticas locais da Universidade.

“Os Jogos de Integração da USP surgiram da intenção da Pró-Reitoria de Graduação em apoiar projetos em que houvesse a integração dos cursos e campi da USP através do esporte, seja um campeonato ou evento similar”, explica João Francisco Vargas Meireles, atual presidente da LAAUSP. Segundo ele, a intenção dos organizadores é que a edição inaugural de 2015 sirva como teste para que, no ano que vem, haja uma competição ainda mais abragente, envolvendo todos os campi da USP no Estado.

Na parceria entre os organizadores, a Pró-Reitoria de Graduação ficou responsável por financiar o campeonato, o que inclui os custos de deslocamento até os campi do interior e alojamento para os atletas que estudam em outra cidade e irão participar dos jogos da competição.

Como o próprio nome já denuncia, o intuito dessa competição nova é a integração entre os times, mais precisamente entre as faculdades do interior e as da capital. Ao todo, serão disputadas quatro modalidades: futsal, vôlei, basquete e handebol. Em cada modalidade, participam quatro faculdades da capital e quatro faculdades do interior: EEL (Escola de Engenharia de Lorena), CAASO (USP de São Carlos), ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, de Piracicaba) e USP de Ribeirão Preto. Por conta do número reduzido de vagas, a LAAUSP realiza um sorteio para decidir que equipes irão competir, dentre as que manifestaram interesse.

Neste ano, três campi do interior estão participando: Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos. Em cada um dos três finais de semana do evento, a competição será sediada em uma dessas cidades. A partir do ano que vem, os organizadores têm o objetivo de incluir também os campi de Piracicaba, Bauru, Pirassununga e Santos, além das faculdades do campus da capital.

No primeiro final de semana de jogos, foi a vez do vôlei entrar em quadra, em Lorena, na região do Vale do Paraíba. No feminino, o time da casa foi campeão, e não houve participantes de faculdades da capital, somente as quatro do interior. Já no masculino, o IME (Instituto de Matemática e Estatística) e a Química também participaram da competição, que viu o CAASO levantar o troféu.

Para João Francisco, o evento é importante para a atlética da EEL (Escola de Engenharia de Lorena) e também para as atléticas de outras faculdades, pela possibilidade de enfrentar times da mesma universidade, mas com os quais possuem pouco ou nenhum contato. “A Atlética de Lorena contatou a prefeitura e conseguiu a liberação de uma escola municipal, que servirá de alojamento, e um ginásio para a realização dos jogos. Além disso, também foi contratada a segurança e limpeza local”, esclarece ele.

Embora a Medicina de Ribeirão Preto e a ESALQ participem do InterUSP, não existem faculdades do interior competindo no BIFE, por exemplo. Mesmo nos campeonatos regulares ao longo do semestre, existe o predomínio de equipes da capital.

A particularidade e o ineditismo do evento levaram a uma expectativa positiva do envolvimento por parte das atléticas e dos atletas, segundo a LAAUSP. A instituição estima que quase 300 pessoas estiveram envolvidas de alguma forma apenas com os jogos em Lorena, no primeiro fim de semana. Esse patamar deve se manter para as duas etapas seguintes, ou mesmo aumentar, tendo em vista que os campi de Ribeirão Preto e de São Carlos são maiores em número de cursos e de alunos do que o campus de Lorena, que existe há apenas nove anos.

Embora a importância do esporte universitário e da integração entre faculdades, aspectos trazidos pelo JOIN USP, seja um consenso, há quem critique a data estipulada para o campeonato. O evento ocorre no final do semestre, época em que a realização de provas e trabalhos preenche boa parte do tempo livre dos alunos, mesmo aos fins de semana, quando são realizadas as partidas do JOIN USP. Algumas Unidades, como a ECA (Escola de Comunicações e Artes), não indicaram nenhuma equipe para participar, apesar de ter demonstrado interesse na natureza do campeonato.

O planejamento para a segunda edição do campeonato ainda é incipiente. Os organizadores aguardam a conclusão do JOIN USP deste ano, que tem um caráter experimental, para avaliar os resultados e então pensar em edições futuras.

De acordo com João Francisco, o JOIN USP é uma das iniciativas que ajuda no objetivo de fazer o esporte ser um assunto “no cotidiano da Universidade”. “Estamos saindo do estigma da bebida alcoólica e envolvendo cada vez mais o esporte”, afirma.

Nos dias 28 e 29 de novembro, Ribeirão Preto sediará as competições de handebol masculino e de basquete. No final de semana seguinte, 5 e 6 de dezembro, será a vez dos times de handebol feminino e futsal lutarem, na cidade de São Carlos, pela medalha de ouro.