Festa do Livro tem 17ª edição

Após duas mudanças de local, feira acontecerá em rua da Cidade Universitária

Tradicional evento que reúne centenas de editoras oferecendo grandes descontos em seus produtos, a Festa do Livro da USP chega à sua 17ª edição. O evento, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de dezembro, teve seu local alterado duas vezes este ano: a princípio, aconteceria na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), passando para a Praça do Relógio e se estabelecendo, finalmente, na Travessa C da Avenida Professor Mello Moraes, entre a Raia Olímpica e Praça do Relógio Solar, na Cidade Universitária.

Organizada anualmente pela Editora da USP (Edusp), a festa é um dos mais aguardados eventos do mercado editorial de São Paulo, reconhecida tanto pela qualidade editorial quanto pelos preços reduzidos – tradicionalmente, o desconto mínimo é de 50%, sendo que algumas editoras chegam a oferecer 80% em alguns títulos.

Segundo Márcio Pelozio, diretor da divisão comercial da Edusp, a Festa cresceu muito em termos de expositores e em público nos últimos anos, não podendo mais ser comportada em espaços fechados, como as previamente consideradas Poli e FFLCH. Espaços amplos e abertos tais quais a Praça do Relógio, por outro lado, também não são garantia de sucesso, principalmente por estarem sujeitos às condições naturais e climáticas.

“A Praça do Relógio era um sonho antigo, mas também não comporta a estrutura das tendas de mais ou menos 1200m², teriam que ser utilizadas tendas de 100m². Se chovesse, acabaria com a feira”. Além disso, não seria possível instalar o piso elevado necessário pra esse tipo de evento, e existem, no local, muitos formigueiros, cupins e outros empecilhos.

Diante de todas essas questões técnicas, foi escolhida a Travessa C em reunião entre a Edusp e a Prefeitura do Campus. Apesar de ser uma rua, o espaço possui a vantagem de ter uma frequência pequena de carros e ônibus, então seu fechamento não seria muito prejudicial para o trânsito na Cidade Universitária. Além disso, as tendas podem ser utilizadas ali – serão, ao todo, três tendas, totalizando uma área de 3600m² de infraestrutura coberta e preparada para a chuva.

“O gasto com a feira nesse local é muito maior, porque a estrutura tem que ser construída do zero”, explica Pelozio. O custo é dividido entre as editoras participantes, sendo a locação feita por bancada, de acordo com o espaço que cada expositor ocupa. Quanto ao resto da estrutura, haverá banheiros químicos no estilo “carreta” – que, ao contrário dos banheiros químicos comuns, possuem lavatório –, com onze cabines femininas e oito masculinas, além de food trucks.

A via já está interditada para a instalação, que deve começar a partir do dia 2 de dezembro, e permanecerá fechada até o dia 14, para que seja feita toda a desmontagem das estruturas provisórias no local.

Cosac Naify

Uma das atrações mais populares da Festa do Livro, a editora Cosac Naify, famosa por seus livros luxuosos e artísticos, anunciou no último dia 30 que fechará as portas. Quase 20 anos após a criação da empresa, seu fundador, Charles Cosac, comunicou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, devido a questões econômicas e dificuldades em dar prosseguimento ao ideal da editora da forma como ele foi instituído.

A princípio, a editora estaria incluída na lista de participantes da feira neste ano, mas uma reunião marcada com a Edusp para o dia 2 de dezembro confirmará sua presença ou ausência, diante do cenário atual.

A lista de editoras e seus catálogos será disponibilizada no site da Edusp nos próximos dias; neste ano, participarão do evento em torno de 150 editoras, com mais de 200 selos. A Festa é gratuita e aberta ao público.