CEPE recebe campeonato de calouros

CUCA ocorreu no último final de semana e reuniu ECA, Belas Artes e Unifesp Osasco

No final de semana, de 9 e 10 de abril, o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) abriu suas portas para o Campeonato Universitário de Calouros (CUCA), disputado entre ingressantes da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), Centro Universitário Belas Artes e Escola Paulista de Economia, Política e Negócios da Unifesp (EPPEN). Após dois dias de disputa, a representante uspiana levou o título geral.

As três atléticas se juntaram no início de 2016 para idealizar o campeonato. O torneio era um projeto de 2015 que envolvia a ECAtlética e outras faculdades, mas na época ele não foi concluído por desistência de duas participantes. “O CUCA foi uma vitória em alguns aspectos. Batemos o pé e conseguimos fazer. Tivemos bastante iniciativa e o principal foco era trazer os calouros para o esporte universitário e também para a atlética, o que deu certo”, afirma Gustavo Sandin, vice-presidente da entidade esportiva da ECA.

JC-CUCA-esportes-jogos-universitários
Foto: Paula Thiemy

Durante os dois dias do final de semana, foram disputadas as quatro modalidades de quadra – basquete, futsal, handebol e vôlei – nos dois naipes – feminino e masculino. Para a organização não ter que gastar com aluguel de quadras e diminuir o custo da competição, que foi totalmente paga pelas entidades envolvidas, a ECAtlética enviou um ofício ao CEPEUSP solicitando permissão para utilizar as dependências do espaço. Apesar do uso ser destinado à comunidade USP, as outras faculdades que participaram do torneio também puderam usufruir do ambiente.

A ECA se saiu melhor nos jogos e garantiu o título geral do 1º CUCA, mas não foi a única que saiu feliz da competição. “Além de aumentar o amor pelas suas faculdades, a disputa amplia o vínculo do ingressante com o esporte e permite uma integração que o fará se sentir mais próximo desse estilo de vida universitário. Geralmente os times montam uma família e com isso os ‘bixos’ perdem aquele receio de estar longe de casa, em um mundo totalmente novo”, refletiu o aluno  Vinícius Brilhante, integrante da Atlética da Belas Artes.

Ao fim da competição, as entidades organizadoras demonstraram interesse em repetir o projeto no próximo ano e garantem que, caso existam outras atléticas interessadas, o CUCA está disposto a aceitá-las.

Por Paula Thiemy