Festival fomenta o empreendedorismo

Eventos criados pelos próprios alunos são espaços para discussão e trocas de experiências

Pense na quantidade de pesquisas que estão sendo desenvolvidas na universidade. Agora imagine quantas ideias ainda não viraram teses ou dissertações, mas estão na mente dos alunos e podem fazer diferença para a sociedade. O empreendedorismo é um caminho para tirá-las do papel.

Partindo do pressuposto de que a Universidade é um lugar propício para inovação, esse tema vem ganhando força, além da sala de aula, com diversos grupos, liderados pelos próprios alunos, como o NEU – Núcleo de Empreendedorismo da USP, o IMEmpreende, as empresas juniores, como a Poli Jr. e a Fea Jr., o Elab – Laboratório de Empreendedorismo da FEA e seus respectivos espaços e eventos.

Nesta semana, aconteceu o segundo Festival de Empreendedorismo da USP, promovido pelo NEU. Segundo os organizadores, a edição foi diferente dos outros eventos de empreendedorismo, porque o foco não estava só na inspiração, mas também na capacitação. “Nossa ideia não é que a pessoa saia pronta para empreender depois do festival, mas que ela conheça os pontos básicos e comece a aprofundá-los”, afirma Paula Gurgel, VP de comunicação do NEU. Para isso o evento teve atividades em quatro unidades: POLI, FEA, ECA e IME.

Foto: Gabriela Sarmento

Jeferson Salgado, aluno da Engenharia de Produção, foi ao evento buscar orientação para desenvolver sua startup, Área 25, uma ferramenta online para pesquisar roupas e artigos de moda em lojas físicas. “Estamos criando um ambiente muito interessante na USP de cultura de empreendedorismo. Daqui vai sair bastante coisa positiva”, acredita o aluno Salgado.

Formado em Engenharia Civil, Fernando Salaroli mostrou sua experiência com empreendedorismo no primeiro dia do evento. Junto com Alessandro Andrade, ele criou a startup Lean Survey, que faz pesquisa de mercado presencial usando tecnologia mobile.   “Trazer a discussão do empreendedorismo na época da graduação é muito bom, porque prepara e estimula, além de trazer a sensação de que ‘é possível’”, defende Salaroli que lembra que as startups 99 Táxis e Nubank saíram da USP.

O festival, ainda contou com palestras sobre Google Analytics, Google Adwords e workshops práticos.Na semana que vem haverá novos debates, só que dessa vez no V Empreender, organizado pela Fea JR. nos dias 18 e 19 de abril.

Por Gabriela Sarmento