Laboratório de desenvolvimento de aplicativos é inaugurado na Poli

Acordo entre Samsung e USP instala projeto Ocean no Departamento de Engenharia de Produção

Foi inaugurado na quinta-feira, 14 de abril, o novo centro de desenvolvimento de aplicativos no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.  Chamado Ocean, o laboratório é uma parceria com a Samsung e abrigará diferentes cursos oferecidos pela empresa, como programação, desenvolvimento de aplicativos a modelos de negócios para a criação de startups. Os cursos serão para o público interessado em geral e não é restrito a alunos da USP.

O Ocean é um programa da Samsung que foi lançado em 2014, mas seu laboratório ficava originalmente na Av. Faria Lima. A decisão de trocar o endereço para dentro da universidade foi tomada para facilitar o acesso de estudantes interessados em aprender mais sobre o mercado para aplicativos, games e hardware. Além da capacitação na área de tecnologia, o centro é uma maneira da empresa identificar novos talentos para agregar em sua equipe.

Alunos no novo laboratório de aplicativos, parceria entre a Samsung e a Escola Politécnica (Foto: Carolina Monteiro)

Além de ser utilizado para os cursos gratuitos oferecidos pela Samsung, o laboratório servirá de apoio para os cursos de graduação e pós-graduação da Poli e fica aberto para a utilização dos estudantes. O espaço, que foi reformado e equipado pela empresa, oferece computadores, smartphones e televisão smart. Além disso, o espaço conta com uma área de convivência, uma sala de reuniões que fica à disposição dos grupos que estiverem desenvolvendo projetos e o laboratório fica aberto quando não estiver sendo utilizado para aulas. Ele é aberto às 8h e fechado por volta das 22h.

Os alunos contavam somente com o InovaLab para o desenvolvimento de seus projetos, um espaço mantido pelos próprios estudantes, no andar de cim

a do laboratório Ocean. Agora podem escolher entre os dois laboratórios de acordo com suas necessidades. “O espaço é ótimo e agora contamos com uma infraestrutura que anda escassa na USP”, diz João Henrique, aluno de Engenharia de Computação da Poli que está desenvolvendo um aplicativo com Lucas Santos, aluno de Ciência da Computação no IME. O aplicativo pretender servir como plataforma social de compra e recomendação de entretenimento.

Trabalhando no projeto de desenvolvimento de microcontrolador para o curso de Engenharia Mecatrônica, Nelson Tamashiro e Jonathas Figueiredo aproveitam o espaço para suas atividades curriculares. “Como o laboratório tem bons computadores, não preciso mais trazer o meu. Isso é uma tranquilidade porque consigo fazer o que preciso sem riscos”, comenta Jonathas.

“Os cursos estão sendo preparados e devem começar a ser oferecidos em duas semanas”, diz Eduardo Zancul, professor no Departamento de Engenharia de Produção e um dos organizadores da adaptação do laboratório Ocean na Poli. A matrícula será feita abertamente pelo site do Ocean (www.oceanbrasil.com) quando as informações estiverem disponíveis. Por enquanto, o espaço tem sido utilizado para a recepção de eventos e para as atividades cotidianas da escola.

Carolina Monteiro