Série de debates discutem a democracia no Brasil

ECA pela Democracia analisa panorama político do país com debates entre especialistas e alunos

Uma sequência de debates ocorre na Escola de Comunicações e Artes durante os próximos meses, com a intenção de discutir questões ligadas à situação política e social brasileira.

Debate reúne Eugênio Bucci, Leonardo Sakamoto e Eduardo Nunomura no último dia 20 na ECA.
Debate reúne Eugênio Bucci, Leonardo Sakamoto e Eduardo Nunomura no último dia 20 na ECA.

Para o professor Vinícius Romanini, idealizador do projeto, é essencial discutir o papel da mídia no cenário político brasileiro.“O que fizemos foi juntar um grupo de alunos, professores e funcionários interessados em debater e reforçar a necessidade de defender nossa jovem democracia ameaçada”.

O ciclo foi aberto com o debate “O comunicador e o monopólio da mídia”, no dia 18, com o pesquisador e professor Laurindo Filho. O segundo, do dia 20,  tratou da “Escandalização da Mídia” nas investigações criminais decorrentes da corrupção, Eugênio Bucci, Leonardo Sakamoto e Eduardo Nunomura compuseram a mesa, que abordou o fato de que a mídia exerce uma papel importante na divulgação dos casos.

Jéssica Alves, aluna de Relações Públicas, diz que, por estarmos vivendo em um momento político conturbado, a agenda de debates tem sido muito positiva. “É uma abordagem diferente, para as pessoas que querem participar, mas não sabem como, para esclarecer suas dúvidas e estruturar melhor seus argumentos”, afirma. 

Nesta terça (03), às 18h, a dramaturga e roteirista Michelle Ferreira e o professor Ferdinando Martins (ECA e TUSP) debatem a questão estética presente nos manifestantes. O evento ocorrerá no auditório Paulo Emílio. No dia seguinte, (04), os fotojornalistas Nair Benedicto, Juca Martins e Juvenal Pereira abordarão as novas formas de representar e narrar fotograficamente as manifestações populares. Também às 18h, o evento ocorrerá no mesmo local.

Carolina Pulice