Time Red Pandas é a novidade no Cepeusp

(Foto: Carla Monteiro)

Notícia boa para as meninas que gostam de futebol americano: já existe um grupo de treino do esporte no Campus. O time Red Pandas treina no Cepeusp todas segundas e quartas-feiras sempre às 17h. O treino é aberto para alunas de todos os institutos da USP.

A equipe Red Pandas foi idealizada ano passado por um grupo de estudantes da Escola Politécnica. Gustavo Ribeiro, estudante de Engenharia de Produção da Poli, é um dos fundadores  e o atual treinador da equipe. Ele comenta que no início não houve tanta procura de garotas que gostariam de se juntar à equipe, mas depois o interesse aumentou. Hoje, cerca de 12 meninas comparecem aos treinamentos. “No comecinho, tínhamos um grupo no Facebook com poucas meninas, depois melhorou. Agora esperamos nesse semestre mais inscrições pra fechar um time”, comenta. A rotina de treinos costuma ser bem intensa.  Cada treino é dividido em treinamento de preparo físico, resistência e corrida e trabalho de desenvolvimento de técnica e tática de jogo.

A modalidade praticada pela equipe Red Pandas é chamada de Flag. Nesse estilo, os atletas jogam sem os equipamentos (capacete e ombreira) – diferentemente da Full Pad (modalidade do Super Bowl) – o que reduz o contato físico. Elas utilizam uma faixa, a flag, na cintura que funciona como um dos principais sinalizadores da partida, pois se ela é roubada pelo adversário, a jogada é interrompida imediatamente. As equipes femininas são compostas por cinco integrantes e os times masculinos contam com oito integrantes.

Para a Red Panda Paula Ribeiro, estudante de Engenharia de Materiais da Poli, poucas garotas procuram praticar o futebol americano devido à intensa associação do esporte à imagem masculina e ao intenso contato físico das partidas televisionadas. Paula contou que quando decidiu praticar o esporte era constantemente questionada por pessoas conhecidas. “As pessoas me diziam: ‘ah, você é tão pequena; o que esse esporte tem a ver com você’. Mas eu insisti, pois eu gosto de assistir e sempre quis praticar”. Ela também falou sobre mulheres que deixam de conhecer e praticar o esporte por vergonha ou por ser um esporte extremamente ‘masculino’. “Aceitar conhecer e praticar o futebol americano tem papel fundamental e no empoderamento das meninas no esporte”, acrescenta.

Agora a equipe esta treinando com foco nas competicoes. Esse ano, ainda nao foi possivel inscrever o time nos torneios oficiais, mas a partir do ano que vem, o objetivo princial das Red Pandas eh levar a equipe para competicoes interuniversitarias e tambem para o Campeonato Estadual.