IME, EACH e ECA se enfrentam em campeonato esportivo

Batizado de Imeacheca, o torneio movimentou o último final de semana no CEPE

Aline Naomi

Foto: Rafael Oliveira

No último final de semana, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) se enfrentaram no Imeacheca, campeonato esportivo organizado pelas Associações Acadêmicas Atléticas dos institutos participantes. O evento reuniu os atletas no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE-USP), na Cidade Universitária, para competirem em diversas modalidades.

O campeão geral da competição foi o IME, com 17 pontos, seguido da ECA, com 16 pontos, e da EACH, com 14 pontos. Foram 13 modalidades no torneio: basquete feminino e masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, rugby misto, tênis de mesa feminino e masculino, tênis feminino e masculino, voleibol feminino e masculino e xadrez.

A ideia de realizar campeonatos como o Imeacheca partiu da EACH, que precisava de um preparatório antes do Caipirusp, torneio disputado pelas unidades de ensino localizadas fora da Cidade Universitária. “O IME, a EACH e a ECA têm equipes muito fortes e fazer um campeonato pré-inter é uma ótima preparação para colocar tudo o que foi treinado à prova”,  conta o diretor geral de esportes da Associação Atlética Acadêmica da EACH, Namor Santos.

A preparação para os jogos do segundo semestre também é importante para as outras faculdades. Júlia Moura, diretora geral de esportes da Ecatlética, explica que campeonatos como esse são fundamentais para os atletas ganharem ritmo de jogo. “EACH e IME têm ótimos times, o que gera um bom nível nas partidas. Além disso, com o atraso dos jogos da Liga por conta das Olimpíadas e a incerteza sobre o campeonato com a crise da Laausp, precisávamos de uma competição em agosto”.

Além de se relacionarem dentro das quadras, as faculdades também interagem fora delas o que é muito importante, principalmente com a EACH, cujo campus fica fora da Cidade Universitária. “Apesar de ficar longe, temos uma grande identificação com a EACH”, afirma Júlia. “E tem o IME, nosso parceiro e adversário de anos no Bife”. O Bife, que acontecerá em novembro, é um dos torneios entre faculdades da USP, fundado pela Biologia, IME, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e que reúne mais outros seis institutos.

Namor ainda fala sobre a importância de campeonatos como o Imeacheca para o esporte universitário e para a integração entre os institutos da USP. “A integração dentro e fora das quadras traz alegria e fortalece os laços entre as faculdades”, explica. “O esporte universitário me proporcionou momentos incríveis e me fez conhecer pessoas sensacionais. Sem integração, ele perde toda a graça”.