Mostra reúne 40 anos da produção de Alex Flemming

Objetos pessoais do artista viram obras e contam a trajetória de sua carreira

Helena Mega

Até o dia 11 de dezembro, 110 obras do artista plástico brasileiro Alex Flemming ocuparão o segundo andar do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Intitulada RetroPerspectiva, a exposição traz o repertório de 40 anos de carreira do artista.

Foto: Helena Mega

A ideia de perspectiva misturada ao termo “retrospectiva” vem do fato de que o artista ainda está vivo, e continua a produzir e a atualizar a sua obra, explica a curadora da exposição Mayra Laudanna, professora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e amiga de Flemming.

Logo no início, o visitante encontra dois retratos anônimos carimbados por versos de poetas brasileiros. Aqueles que já passaram pela Estação Sumaré da linha verde do metrô, podem identificá-los com os outros rostos que estampam as paredes de vidro da plataforma de embarque.

Seguindo em frente, autorretratos do artista fazem a síntese de seu trabalho: em cada obra, há um pedaço de Flemming carimbado. Pintando em suportes não convencionais — malas, roupas e sapatos  —, objetos do cotidiano são elevados à categoria de arte, como os cartões de crédito ou os dentes do artista. Assim, “de tudo ficou um pouco”, dizem as palavras de Drummond em uma mala, posicionada também no começo da mostra pela curadora, de modo a introduzir essa ideia.

Os resquícios do processo produtivo também estão lá: os moldes das letras viram o fundo de um quadro, as matrizes de gravura são expostas como painéis de vidro, o pano usado como rascunho ganha uma moldura. Foram meses de montagem, nos quais Mayra trabalhou em conjunto com Flemming.

É caminhando entre corpos que o espectador chega até as lápides, computadores que levam os nomes de seus falecidos donos, formando um “cemitério” da vida pós-moderna. São corpos masculinos que trazem mapas de áreas de conflitos, em Body builders; corpos deformados, inspirados nos estudos de Aldrovandi no século XVI; corpos de santos, como a Yemanjá Hipocondríaca; e corpos sem preenchimento, da série Caos.

MAC USP Ibirapuera

Terça a domingo das 10 às 18 horas