Clínicas são aposta para incentivar o esporte

Esgrima olímpica e paralímpica são inclusas na agenda de modalidades oferecidas pelo Prodhe
Centro de Práticas Esportivas da USP. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 10 de outubro, o Prodhe (Programa de Desenvolvimento Humano pelo esporte) realizará mais uma edição das oficinas Clínicas de Esporte: Pedagogia das modalidades esportivas. Desta vez, a modalidade escolhida foi a Esgrima Olímpica e Paralímpica. As inscrições para a clínica podem ser realizadas pelo site www.cepe.usp.br e custam R$30,00.

Desde 2015, o Prodhe realiza sistematicamente estas atividades no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). As clínicas são uma ação direta do programa que visa complementar a formação de educadores com enfoque no esporte. O Prodhe tem promovido, em seus 21 anos de existência, projetos que contemplam crianças e adolescentes diretamente, mas também ações de cunho pedagógico para profissionais da área da educação, como é o caso das clínicas.

Estas atividades, que são realizadas mensalmente, trazem abordagens heterodoxas das modalidades esportivas mais conhecidas, mas também cedem espaço para esportes geralmente menos difundidos. Para tanto, o Prodhe articula parcerias com instituições representativas destas modalidades ou entidades de apoio ao esporte. A próxima Clínica de Esporte, por exemplo, foi elaborada em conjunto com a Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE), e apresentará oficinas de Esgrima Olímpica e Paralímpica.

Marcos Vinicius, educador do Cepeusp e organizador das clínicas, explica que a relação com a ABE começou em 2015, quando alguns membros da Associação participaram de uma feira esportiva no Campus da Capital. “Tivemos uma resposta muito positiva da ABE, que se ofereceu para ministrar algumas oficinas. Articulamos, então, uma clínica focada na esgrima para o mês de outubro”, aponta o educador. Dois ex-atletas e professores da modalidade representarão a Associação na atividade: Régis Trois e Marcos de Faria.

Maria Júlia Herklotz, representante da ABE que viabilizou a realização das oficinas, ressalta que a finalidade deste tipo de colaboração em eventos é “divulgar um pouco da teoria, história e regulamento da esgrima Olímpica e Paralímpica para professores e alunos de Educação física”. Ela afirma que a modalidade é carente de professores e monitores, e os poucos que existem geralmente se dedicam ao esporte de alto desempenho. “Acreditamos que um dos caminhos para difundir o esporte é aumentar a mão de obra apta a trabalhar com ele, principalmente na iniciação e trabalho de base”, comenta.

“O objetivo, até pela pequena carga horária, é fornecer um primeiro estímulo aos educadores. É ampliar a cultura esportiva destes professores e mostrar que é possível desenvolver a modalidade com os mais diversos públicos”, afirma Marcos Vinicius sobre a Clínica deste mês. Ele explica que as atividades serão divididas em uma parte teórica, mais curta, e uma parte prática mais elaborada, que tratará dos principais movimentos de ataque e defesa. Vinicius aponta também que serão realizadas duas clínicas separadas para as categorias Olímpica e Paralímpica, de manhã e à tarde respectivamente.

A Esgrima em cadeira de rodas brasileira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2012 com o paratleta Jovane Guissone. Vinicius reitera a importância de incluir o paradesporto nas discussões sobre educação. Sobre a conquista nas Paralimpíadas de Londres, Maria Júlia Herklotz aponta que foi “algo conquistado com um trabalho sério. Temos muito a aprender com o Comitê Paralímpico e todos crescem com esta parceria”. Esta será a primeira Clínica oferecida com a participação de uma modalidade paralímpica, mas o Prodhe deve organizar um seminário em novembro para discutir tanto os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Apesar de já ter realizado clínicas sobre esportes bastante conhecidos, como o atletismo, o Prodhe não esconde sua preferência pelas modalidades menos difundidas. Neste ano, já foram realizadas atividades sobre Golfe, Kin-Ball, Rugby, Hóquei de piso e Hóquei sobre grama, Rollerski e Slackline. Em novembro, após a Clínica de Esgrima, será realizada uma edição dedicada ao Mini Basquete. Segundo Vinicius, a finalidade destas escolhas é possibilitar que outras entidades possam ser divulgadas durante os eventos.

As Clínicas de Esporte sobre Esgrima Olímpica e Paralímpica acontecerão dia 10 de outubro, no Centro de Práticas Esportivas, com taxa de investimento de R$30,00. As inscrições devem ser feitas separadamente para cada uma das duas atividades através do site do Cepeusp (www.cepe.usp.br) e têm prazo indefinido para encerramento. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas no próprio site ou pelo telefone (11) 3091-3361.