FFLCH disponibiliza Guia Bibliográfico

Lista de leituras ideais para várias áreas das humanidades é feita por professores da unidade
Foto: Majo Campo

Foi pensando em fazer uma lista de livros ideais para a biblioteca de seus alunos que os professores Sérgio Adorno e João Roberto Gomes de Faria tiveram a ideia para a criação do Guia Bibliográfico da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Disponibilizada em setembro no site da unidade, a compilação tem como objetivo oferecer orientação para quem deseja se iniciar nos estudos sobre autores e temas pesquisados pelos docentes da faculdade.

O Guia conta hoje com 48 temas disponíveis e abrange os mais diversos assuntos dentro das humanidades, tais como “holocausto”, “Goethe”, “contracultura” e “filosofia da física quântica”. A perspectiva é a de que a lista continue a crescer conforme os mais de 400 professores da faculdade forem enviando suas contribuições. “Logo serão incluídos alguns textos já prometidos por colegas que não puderam entregá-los quando o Guia foi lançado”, comenta o professor João Roberto de Faria, organizador do projeto.

Faria conta que a inspiração para o Guia surgiu numa conversa com o professor Sérgio Adorno, quando eram vice-diretor e diretor da FFLCH, respectivamente. Pensando sobre o livro “Biblioteca Ideal”, de Bernard Pivot, em que o leitor é orientado a ler algumas obras para a sua formação humanística, os professores questionaram a possibilidade de organizarem algo semelhante para os estudantes da faculdade. Como modelo, também decidiram usar um texto de Antonio Candido, intitulado “Dez livros para conhecer o Brasil”, em que o autor comenta e indica uma bibliografia de história, sociologia e antropologia.

Público alvo

Cada professor foi convidado a escrever sobre sua especialidade e teve total liberdade para selecionar textos. A professora Maria Sílvia Betti, que indicou conteúdos sobre “teatro norte-americano no Brasil”, diz que a proposta de construção do Guia foi feita e amplamente divulgada pelo professor Faria no segundo semestre de 2015. Na visão dela, a compilação não é algo dirigido a pessoas que se encontram em processo de formação universitária, mas àqueles que “não necessariamente têm ligações institucionais com as diferentes áreas e que desejam ter referências úteis e significativas para iniciar-se.”

Já para Faria, o público alvo original do Guia eram os alunos da faculdade, tanto os da graduação quanto os da pós-graduação. “É claro que o Guia poderá ter outros leitores, pois a página da Faculdade pode ser acessada livremente, o que o torna ainda mais importante”, afirma o docente. No entanto, o objetivo do projeto foi buscar maneiras de ajudar na formação interdisciplinar de um estudante da FFLCH que, por exemplo, não consegue cursar determinada disciplina de outro curso, mas que ainda assim quer se iniciar no assunto.

Os alunos da faculdade ouvidos pelo JC, por sua vez, gostaram da iniciativa, apesar de acharem que ela poderia ser ampliada e acrescentar mais conteúdos. Thales Carpi, estudante do quarto semestre de história, por exemplo, diz que teve uma boa impressão do projeto ao descobri-lo pelo e-mail institucional do departamento e espera que o Guia ajude no diálogo com os docentes. “O estudante que deseja fazer pesquisa pode recorrer ao Guia antes de ir ao professor. Depois de ler os livros indicados, é possível ver se deseja estudar aquele determinado assunto, se suas hipóteses e objetivos possuem relevância e, o mais importante, permite que se adquira um referencial teórico para poder dialogar com um docente sobre uma possível pesquisa”.

Já para Adriana Matos, estudante do quarto ano de Ciências Sociais, o Guia pode ajudar a minimizar algumas de suas frustrações com a graduação. Ela sente falta de mais disciplinas sobre pensamento político e social brasileiro e também de outras com um viés mais filosófico. “Na primeira frustração, o guia deu uma ajuda, me dando algumas indicações sobre esses assuntos para que eu possa buscar por mim mesma essa complementação da formação. Já para a segunda, não ajudou de nenhuma forma ainda, mas espero que com as próximas colaborações venha algo sobre isso”.

O Guia Bibliográfico já está disponível on-line no site da FFLCH e pode ser acessado através do link http://fflch.usp.br/guiabibliografico.