Primeiro Encontro Brasileiro de Estudos da Paz é sediado na USP

O Encontro reuniu dezenas de pesquisadores na semana da paz

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Paz, instituído pela ONU na década de 1980. E de 22 a 23 de setembro deste ano, a USP sediou o Primeiro Encontro Brasileiro de Estudos da Paz (EBEP), no Instituto de Relações Internacionais (IRI).

Ana Maura Tomesani, doutoranda no Instituto, foi uma das organizadoras do evento que teve apoio do IRI, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP e do Programa Santiago Dantas. Ela explica que o evento é realizado por uma rede de pesquisa em paz, a PCECS (Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança), e foi inicialmente planejado para permitir que os membros da rede se conhecessem. “Era para ser uma coisa pequena, quase como um seminário, mas foi crescendo -porque a rede também foi crescendo”, e conforme isso acontecia, o evento tornou-se aberto ao público.

Abertura do Encontro, primeira mesa (à esquerda, Ana Paula Tomesani, organizadora).
Abertura do Encontro, primeira mesa (à esquerda, Ana Maura Tomesani, organizadora). Foto: Victória De Santi

Tomesani explica que “a USP era o lugar ideal por conta da localidade,” já que viriam participantes de diversas partes do país -do nordeste ao sul-, e o local mais central facilitaria os voos.

A Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, que existe há pouco mais de um ano, reúne cerca de oitenta pesquisadores de todo o Brasil, e surgiu informalmente como um meio de diversos estudiosos dessa mesma área se comunicarem e colaborarem com os trabalhos uns dos outros. Ramon Blanco, professor na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), explica que “[a Rede] começou como algo virtual, troca de emails e foi materializado um blog com algumas discussões.”

Camila Braga, do Departamento de Ciências Políticas da USP, acompanha e faz parte da Rede desde o seu início e conta que o evento foi pensado como forma de expansão de conhecimento sobre esses estudos Brasil afora. “Nós, como pesquisadores de estudos da paz, somos vários e variados, e estamos por todo o Brasil, mas a gente se conhece muito pouco”. De alunos da graduação a pesquisadores pós-graduados e pessoas que desenvolvem trabalhos na área, a intenção da Rede é estabelecer um círculo de diálogo. “Existem inúmeros projetos que nós não conhecemos, e a ideia [do evento] era divulgar e abrir esse grupo para que todos fizessem parte.”

Foto: Victória De Santi

Durante o primeiro dia de evento, papers de pesquisadores da Rede foram o tema em uma roda de debates organizada de maneira diferente, na qual todos os participantes têm acesso ao material e não há apresentação prévia de cada paper; um debatedor apresenta os pontos centrais e faz a primeira crítica, depois o debate é aberto. Houve ainda a apresentação do seminário do professor Stefano Guzzini, palestrante internacional da Uppsala University. As reuniões na manhã do segundo dia foram fechadas aos membros da PCECS para discussões internas. A segunda edição do EBEP, que será a anual, acontecerá na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), também na semana da paz, em setembro.

O endereço virtual do blog é http://pcecs.blogspot.com.br/, e através dele os novos pesquisadores e interessados podem participar da Rede.