Volta da USP reúne atletas e amadores

Em sua 53ª edição, prova conta com mais corredores do que o número de vagas disponíveis
Captura de Tela 2016-10-19 às 17.13.22
Ilustração: Natalie Majolo

No último dia 15 de outubro, sábado, a Cidade Universitária encheu-se de pessoas das mais diversas idades com um único objetivo: percorrer a famosa Volta da USP. Há 53 anos, o Cepeusp abre as portas para receber alunos, professores, funcionários e o público externo à faculdade, para percorrerem os 5 ou 10 km da tradicional prova.

Os participantes variam desde atletas de alto rendimento, até os que vão apenas para caminhar e aproveitar o clima da prova e da própria Cidade Universitária. São duas categorias: 5 e 10 km. A largada para ambas ocorreu ao lado do Velódromo e os grupos seguiram pela Av. Prof. Mello Moraes, virando na Av. Prof. Almeida Prado e passando em frente à Poli. Depois, cada um seguiu uma direção. Pelo segundo ano, a Volta da USP ocorre no período da noite, em um sábado. A mudança, após mais de 50 anos de prova, ocorreu por conta do acesso ao campus no dia do evento. Carlos Bezerra, professor do Cepeusp e coordenador da Volta da USP desde 2003, explica que a prova era realizada aos sábados a tarde, mas muitos institutos da USP, como a FEA e a Poli, tinham aula nesse período, o que trazia problemas tanto para as aulas, quanto para a prova.

A mudança para a noite, por enquanto, tem surtido efeito positivo. Além de facilitar o acesso para os participantes da prova, possibilita que alunos, professores e funcionários que estariam ocupados no período da tarde também participem. Somado a isso, há também o fato de que, pela noite, as pessoas conseguem correr gastando menos esforços por conta do calor.

Nessa edição da prova, foi possível observar um grande número de idosos, além de muitos pais e mães com seus filhos, até mesmo no carrinho de bebê. O clima que pairava no ar era de muita alegria, festa e satisfação. Muitas pessoas ali presentes estavam completando os primeiros 5 km da vida em uma corrida de rua, mesmo que fosse apenas caminhando.

Segundo Bezerra, na 53ª Volta da USP participaram entre 2400 e 2600 pessoas, dentre elas inscritas e as chamadas “pipocas” – pessoas que não conseguem se inscrever, mas correm junto mesmo assim. Desse número, o professor estima que os alunos da USP sejam a grande maioria. “Desde 2003 que a gente retornou muito focado no público universitário, principalmente no público USP. Nas últimas edições, [o público USP] tem sido maioria nas provas, o que é o nosso grande objetivo”. Ao fim da prova, foram premiados os primeiros lugares nos 5 e nos 10 km feminino e masculino nas categorias: geral, aluno universitário (de todas as faculdades além da USP), professor, funcionário e aluno da USP.

Uspianos vencedores

Esse ano, na categoria alunos USP nos 10 km, ambos os vencedores foram alunos da Poli. Marcelo Nakano, aluno de mestrado, completou a prova em 35min59s. Já Marina Motta, aluna de graduação, completou a prova em 44min55s. Ao JC, eles contaram que essa não foi a primeira vez que correm a Volta da USP, mas a primeira que levaram o troféu.

Marina conta que já corria antes de entrar para a Poli, mas não de forma competitiva. “Corro faz 6 anos. Já corria sim antes de entrar na Poli mas, muito mal! Corria na esteira da academia, só pra emagrecer mesmo!”. Marcelo também conta que a faculdade influenciou para que ele começasse a correr: “Corro há mais de 10 anos e comecei no fim do primeiro ano de Poli por causa do convite de um amigo”.

Voltinha

Você sabia que, além da Volta da USP, também existe a Voltinha da USP? Pelo segundo ano consecutivo, o PRODHE (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte) realiza um circuito focado no público infanto juvenil. Suzana Cavalheiro, educadora do programa, conta ao JC que a ideia da prova surgiu para contemplar o público com o qual eles trabalham, ou seja, crianças e jovens. Na Volta da USP, não é permitida a participação de menores de 14 anos (nos 5 km) e 16 anos (nos 10 km).

A primeira Voltinha da USP ocorreu no ano passado, junto com o aniversário de 20 anos do PRODHE. Na primeira edição, as participações ficaram restritas à Universidade. Já esse ano, além das crianças do PET (Projeto Esporte Talento) e da creche, as inscrições foram abertas para o público externo, contando, ao todo, com 300 vagas.

As provas foram divididas por faixas etárias, sendo que os participantes tinham entre 6 e 12 anos. Todas contaram com um circuito e com uma corrida, utilizando o gramado e a pista de atletismo do Cepe. Suzana conta que o objetivo de inserir o circuito é estimular o movimento de todo o corpo. Na corrida, as distâncias variaram entre 30 e 200 m, de acordo com o ano de nascimento, sendo o percurso de 30 m realizado por crianças nascidas em 2011 e 2012 e o de 200m pelas mais velhas, nascidas entre 2004 e 2005.

O objetivo do PRODHE para o ano que vem é, além de manter a Voltinha, aumentar o número de vagas para 400 e ampliar a faixa etária dos participantes a fim de contemplar as crianças que não podem participar na Volta da USP pela idade.