2016

Estamos fartos. Fartos de toda a herança que o ano de dois mil e dezesseis nos escancarou sem conseguirmos ter previsto. Fartos do sentimento de impotência diante de tantos acontecimentos inesperados. Estamos fartos também do jogo político praticado tanto nas instâncias nacionais quanto internas da Universidade. É o que revelam nossas reportagens sobre as eleições do DCE e do Sintusp. Na última votação, o Diretório sofreu com a falta de participação nas urnas, causada, segundo fonte da matéria de Universidade, pela descrença no contexto político. Enquanto isso, o Sindicato dos Trabalhadores encontra dificuldades em conseguir maiores conquistas para a classe.

Depois de muitas análises feitas nas últimas duas semanas sobre a eleição do republicano Donald Trump, o JC, como um jornal-laboratório latino-americano, decidiu dedicar o, até aqui, único Em Pauta internacional do semestre à crise da Venezuela. Dois intercambistas nativos contam como a hiperinflação do país tem afetado a vida da população e situação é esclarecida por estudioso de Gestão de Políticas Públicas.

Como mostramos na edição anterior, as veias abertas abertas da América Latina não se estancam na Universidade de São Paulo. Agora trazemos nas páginas duplas uma reportagem especial sobre as dificuldades em denunciar os rotineiros casos de violência contra a mulher na instituição. Professoras e alunas se mobilizam para que outros casos como o da Faculdade de Medicina sejam tratados com o devido respeito e relevância por autoridades e não se repitam.

Para não dizer que não falamos das flores, a penúltima crônica de Opinião antecipa a retrospectiva do ano e relembra os louros do esporte nacional e mundial, olímpico e paralímpico, com suor no rosto ou video game na mão. Por isso, nossa editoria esportiva acompanhou o primeiro campeonato universitário de jogos virtuais. Isso é muito Black Mirror, não?

Falando em séries e em fim de ano, programe-se para acompanhar a primeira série 100% brasileira produzida pelo Netflix. 3%  é um trabalho que teve a participação de muitos ex-alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes nos seus bastidores. Fomos até a coletiva de imprensa deles para conferir.

Por fim, cientistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas descobriram dois exoplanetas localizados na órbita de uma gêmea solar. Além dos parabéns à equipe, fica a nossa inveja do ano da super-Terra durar apenas 1,8 dias.

Bom final de ano (bissexto!) a todos nós.