Por que o ICMC tem ganhado destaque?

Localizado em São Carlos, o instituto tem chamado a atenção por seu volume de pesquisas
foto: Nilton Junior

Nas últimas edições do Jornal do Campus, nossos repórteres se depararam com uma grande quantidade de pesquisas vindas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos. Entre as que saíram no Jornal, estão a proposta de um aplicativo que ajuda a corrigir a postura de pacientes com AVC, e a criação de uma armadilha contra o Aedes aegypti.

Segundo dados disponíveis no site do ICMC, a unidade foi responsável, só em 2015, por 235 publicações de artigos científicos na íntegra e mais de 50 projetos de pesquisa.

Em comparação com o Instituto de Matemática e Estatística (IME), que possui cursos de graduação e programas de pós-graduação similares aos oferecidos pelo ICMC, este último leva vantagem de mais de 570 publicações científicas desde 2010. Os dados em relação aos alunos da pós-graduação não são tão díspares no entanto: o site dos institutos mostra uma diferença de apenas oito alunos para o ICMC.

Distante 244 km da capital, em um dos pólos tecnológicos do País, o instituto mostra números robustos e que têm causado impacto na ciência nacional: são 141 pesquisadores, mais de mil alunos de graduação, quase 700 de pós-graduação e cerca de 50 pós-doutores, segundo dados da unidade.

Para tentar esclarecer a que se deve o destaque da produção científica do instituto, o JC conversou com o professor Francisco Aparecido Rodrigues, presidente da Comissão de Pesquisa do ICMC. Na entrevista que segue, o docente, que é responsável pela criação do grupo de pesquisa “Sistemas Complexos, Partículas e Controle”, dá seu ponto de vista sobre a vida científica do instituto.

A que se deve a abrangência de resultados das pesquisas do ICMC em várias áreas?

O ICMC tem alcançado níveis de excelência tanto em computação quanto em matemática. Parte desse sucesso se deve principalmente à atração de pesquisadores de alto nível e colaborações com diversas universidades do Brasil e do exterior. Além disso, há uma variedade muito grande de pesquisas desenvolvidas, que vão desde o desenvolvimento de veículos de navegação autônoma até métodos de diagnóstico médico por imagens. O ICMC também tem uma longa tradição em matemática pura, como Equações Diferenciais e singularidades, que resulta em um alinhamento entre pesquisa teórica e aplicada.

Quais são as principais motivações dos pesquisadores do ICMC para escolher seus temas de pesquisa?

As principais áreas da computação e matemática são pesquisadas no Instituto, o que oferece um alto nível de multidisciplinaridade, que permite desde o desenvolvimento de tecnologias para aplicações cotidianas até novas teorias matemáticas. Aqui, os alunos têm um grande número de possibilidades de escolha para pesquisarem. Essas possibilidades de pesquisa colocam o Instituto em uma posição estratégica para fomentar o desenvolvimento tecnológico do País. Também é muito gratificante quando conseguimos observar fenômenos inéditos e motivar novas pesquisas em um dado problema.

foto: Nilton Junior

De onde vêm os financiamentos das pesquisas, majoritariamente? O fato do Instituto ser no interior facilita ou dificulta o financiamento?

A grande maioria dos recursos que captamos são oriundas de agências públicas de fomento, tais como CNPq e Fapesp. A Fapesp investiu recentemente na criação de um supercomputador no ICMC. Foram destinados US$ 1,25 milhão (R$ 4,15 milhões) para a compra da máquina e outros US$ 625 mil (R$ 2 milhões) para a atualização. Acredito que o fato do Instituto estar no interior não interfere no financiamento. A localidade interfere na atração de recém doutores do exterior, já que, quando se menciona a USP no exterior, geralmente associa-se à cidade de São Paulo e, logo, as escolhas são dirigidas para se trabalhar ou estudar lá. No entanto, acredito que, com o crescimento do nível de excelência do ICMC, nosso Instituto está se tornando cada vez mais visível tanto para os alunos como para pesquisadores e o fato de estarmos no interior será visto até como uma vantagem, pois o custo de vida em São Carlos é muito menor do que em São Paulo.

Quais são as perspectivas de carreiras para os estudantes na graduação? E os incentivos para os docentes desenvolverem pesquisas?

Os cursos do ICMC são altamente competitivos e preparam os alunos de forma excelente para o mercado de trabalho. Com isso, os alunos dos cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Matemática Aplicada e Computação Científica, Estatística, Matemática e Licenciatura em Ciências Exatas têm encontrado posições no mercado com certa facilidade. Há uma enorme carência de profissionais qualificados nessas áreas e o ICMC tem contribuído de forma fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país. Com relação aos docentes, há diversos incentivos para que desenvolvam pesquisas de ponta; uma delas é o reconhecimento internacional nas suas respectivas áreas. Outra é a possibilidade de atrair excelente alunos e recursos para realização de pesquisas. A bolsa produtividade do CNPq, que é um reconhecimento aos pesquisadores com maior destaque em pesquisa, é outro incentivo que vale a pena ser mencionado.

O que representa o ICMC?

O ICMC cresceu muito nas últimas décadas e tem alcançado um destaque cada vez maior dentre todos os institutos da USP. Este ano, 89 pesquisadores visitaram o ICMC, sendo 69 deles estrangeiros. Vale ressaltar também o fato de que o ICMC tem contribuído para a formação e difusão do conhecimento com cursos oferecidos para a sociedade local e atividades que divulguem as pesquisas em Computação e Matemática. Em resumo, o Instituto completará 45 anos este ano e tem crescido em qualidade e produtividade, contribuindo assim para o avanço econômico e social de nosso país.