Visões

Os olhos se arregalam. O corpo se contrai. A boca levemente se desforma, formando um pequeno buraco responsável por trazer aos pulmões o ar necessário para exteriorizar a pergunta que vem a seguir. “Nossa! Você estuda na USP?”. Já passaram por similar situação todos aqueles que têm o privilégio de se sentar nas salas de aula dos campi dessa Universidade. Por que tamanha surpresa? Nessa nova edição do JC, resolvemos conversar com trabalhadores, estudantes e vestibulandos pelas ruas de São Paulo para entender a relação e visão daqueles que, mesmo morando tão perto, vivem tão longe da USP.

Ainda no contexto pré-vestibular, envoltos pelos ares conduzidos pelas grandes provas que se aproximam (a começar pelo ENEM), falaremos de um cursinho popular criado pelos alunos da Poli Santos. Aproveitando que descemos a serra, abordaremos também um novo curso de Engenharia que será inaugurado no mesmo campus em 2018.

Se o ano de 2018 parece distante, 2022 nem se fala. Em Cultura, saberemos o porquê dessa ser a data prevista para a reabertura do Museu Paulista, fechado desde 2013. Saindo um pouco da história, vamos para a matemática. Descubra que existem diversas ligações entre os números e a literatura.

Nas editorias Entrevista e Em Pauta, faremos uma dobradinha política. Abordaremos o cenário das últimas eleições, a fragilização da esquerda e o conservadorismo que se mostra cada vez mais consolidado nas Américas e Europa.

Ciência está tomada por tecnologias. Comecemos por uma maratona criativa de 24 horas organizada por estudantes do IME, que pretende criar soluções tecnológicas para problemas administrativos. Além disso, a editoria contará com dois novos projetos vindos diretamente de São Carlos: um carro elétrico e um aplicativo que monitorará a postura de pessoas que sofreram um AVC.

Esportes conta sobre evento gratuito no CEPE que promoverá encontro entre voluntários, atletas e paratletas da Olimpíada do Rio de Janeiro. Também será abordada a 15ª Clínica de Capoeira, um dos congressos mais tradicionais do esporte, que contou com mestres de todos os cantos do Brasil.

A edição termina com uma carta assinada em nome de todas as mulheres que concretizam esse jornal. Será evidenciado nosso repúdio à iniquidade do estupro, ao feminicídio e à cultura machista e assassina que nos sufoca diariamente.