Evento expõe arte da América Latina

A exposição conta com 250 obras de artistas latino-americanos presentes no acervo do MAC
Foto: Aline Naomi
Foto: Aline Naomi

Entre as exposições exibidas no MAC USP Ibirapuera, encontra-se Vizinhos distantes: arte da América Latina no acervo do MAC USP, que reúne 250 obras do acervo do museu de autoria de diversos artistas latino-americanos. A mostra, com curadoria de Cristina Freire, busca investigar a relação entre esses artistas e também suas aproximações com o próprio MAC.

A exposição surge após um levantamento do que existe de arte na América Latina no acervo do museu. É possível notar que não há obras de artistas brasileiros e, de acordo com a curadora da mostra, isso acontece justamente para despertar a reflexão acerca da questão do porquê o brasileiro não se identificar enquanto latino-americano.

Ao percorrer a exposição, o visitante irá encontrar pinturas, esculturas, fotografias, vídeos, instalações e registros de performances feitas por artistas latino-americanos, algumas delas realizadas no próprio MAC. As obras não estão organizadas em tempo cronológico, mas se dividem em núcleos temáticos: Identitários, Construtivos, Oníricos e Conceituais.

O ambiente das artes conceituais surge do trabalho do Grupo de Estudo de Arte Conceitual e Conceitualismos (GEACC), coordenado por Cristina Freire e que investigou o acervo de arte dos anos 1960 a 1980 da América Latina.

Nesse período, em que houve uma onda de ditaduras militares nos países latino-americanos, os artistas da região buscavam formas de se comunicar e formar uma rede de trocas. Neste contexto, o MAC exerceu um papel fundamental acolhendo esta vanguarda artística da chamada Nova Poesia Latino-Americana, que buscava se afirmar estética e politicamente.

Além de ocupar parte da mostra e exibir obras que até então não eram acessíveis ao público, o trabalho do GEACC produziu uma publicação Terra Incógnita. Conceitualismos da América Latina no Acervo do MAC USP, que também pode ser encontrada na exposição.

Vizinhos distantes: arte da América Latina no acervo do MAC USP ficará em exibição até o dia 31 de dezembro. O MAC USP Ibirapuera fica localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, e fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.