Tomie Ohtake na Cidade Universitária

IEB (1994)

IEB 02 editada
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP foi criado em 1962 por Sérgio Buarque de Holanda. No ano de 2015, a mudança do acervo foi concluída e o Instituto foi oficialmente transferido para seu novo endereço no Complexo Brasiliana USP. Contudo, esquecido na antiga sede do IEB, há um painel da artista Tomie Ohtake.
Inaugurada em 1994 pelo então diretor do IEB, o professor José Sebastião Witter, a informação que consta no site do Instituto Tomie Ohtake é de que a obra foi transferida para o novo prédio do Instituto. No entanto, o painel, feito com pastilhas de vidro, pode ser visto logo na entrada da antiga sede do IEB, local onde agora está instalado o Núcleo de Consciência Negra da USP.

Casa de Cultura Japonesa (1997)

Casa de Cultura Japonesa 01 editada
Das escadas que dão acesso à Casa de Cultura Japonesa, é possível ver, do outro lado da rua, o monumento de Tomie Ohtake em homenagem à amizade entre Brasil e Japão. A Casa foi construída em 1971 pela Aliança Cultural Brasil-Japão, e desde 2004 é administrada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O marco foi inaugurado pelo casal dos imperadores japoneses Akihito e Michiko e pelo então Reitor Jacques Marcovitch no ano de 1997. Ele tem uma forte relação com a biografia da artista: Tomie nasceu em 1913 em Kyoto, no Japão, e veio ao Brasil em 1936, onde passou viver desde então.
Revestido em aço inoxidável, o monumento localiza-se também em frente à FFLCH, ao lado do Complexo Brasiliana USP e dá vista para o prédio da antiga Reitoria da Universidade.

MAC (1999)

A antiga sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Cidade Universitária, abrigará agora, sob a direção da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Espaço das Artes. O Museu, que passou a funcionar em frente ao Parque Ibirapuera, entretanto, deixou para trás algumas obras que são expostas ao livre.
Entre elas, um aço tubular de nove metros de comprimento, obra de Tomie Ohtake. De nome “Ultramarinho”, a escultura foi inaugurada em 1999 pelo Reitor Jacques Marcovitch e pelo Diretor do MAC Teixeira Coelho.
Em 2015, o Museu, que conta com quatro obras de Tomie em seu acervo, lamentou em nota o falecimento da artista, que somava 101 anos de vida. Dessas quatro obras, porém, apenas essa está instalada de forma permanente.

FEA (2008)

Em comemoração aos 60 anos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, foi inaugurada em 16 de agosto de 2008 a escultura “Sem Título” de Tomie Ohtake, instalada em frente ao prédio da Faculdade.
A construção da obra pôde ser realizada a partir das 410 doações que a causa recebeu, somando a contribuição de ex-alunos e de empresas privadas. Tomie esteve presente no encerramento das comemorações do sexagésimo aniversário da FEA, quando houve a inauguração oficial do monumento.
O projeto da obra, no entanto, estava pronto desde 2005. Posteriormente, foi cedido por Tomie para que a escultura, feita de aço, pudesse de fato ser construída e incorporada à FEA.

Fotos: Helena Mega