Optativa aproxima alunos da prática esportiva

CMYK_opiniaoIMG_20170322_145837

CEPE USP / Foto: Regina Santana (Nina)

A partir do 1º semestre de 2017, a matéria optativa “Prg0001 – Esporte na Graduação: da Teoria à Prática” será oferecida pela Pró-Reitoria em parceria com centros de práticas esportivas da Universidade. Idealizada pelo pró-reitor de graduação, o professor Antonio Carlos Hernandes, juntamente com o professor Júlio Serrão, a matéria, que será optativa e estará disponível para qualquer aluno da USP, surgiu como sucessão de “Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva”, disciplina inaugurada em 2015 e que já atraía a atenção dos estudantes.

Luciana Delfini, responsável pela divulgação da disciplina nas mídias digitais e integrante da equipe da Pró-Reitoria, explica a estrutura: “Ela possui uma base teórica, que é promovida através de vídeoaulas gravadas com diferentes docentes, e uma base prática pautada em workshops, desenvolvidos no Cepeusp ou nos Cefers, os centros esportivos do interior”.

Os alunos possuem a liberdade de gerenciar seus programas de exercício, de escolher quais vIdeoaulas desejam assistir e de quais workshops querem participar, sem haver um limite mínimo ou máximo. O importante é que os alunos façam suas inscrições nos workshops das modalidades de interesse com antecedência, pois as vagas são limitadas. Luciana explica que a matéria diversifica a formação acadêmica dos profissionais. “O objetivo central é fazer uso do esporte e das atividades físicas como uma ferramenta de qualificação do ensino de graduação”, explica. “Além disso, várias pessoas de lugares diferentes falando de esporte estimulam a integração e fortalecem a identidade com a USP, o que é muito importante”.

Ao todo foram abertas 5 mil vagas para alunos de todos os cursos, dez vezes mais do que sua disciplina antecessora, “Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva”, que disponibilizou apenas 500 vagas e, que, devido à alta procura, foram rapidamente esgotadas. O grande diferencial do modelo reformulado é a quantidade maior de parcerias estabelecidas entre a Pró-Reitoria e centros esportivos dos campi da USP. Na nova matéria, professores de diversas unidades lecionam nas vIdeoaulas e participam do aprendizado do aluno, deixando-o extremamente diversificado apesar da base temática esportiva.

No dia 15 de março, foi realizada no Cepeusp uma aula inaugural que contou com a presença dos idealizadores do projeto, professores e também alunos. Luciana Delfini conta que devido ao trancaço dos portões da Universidade, marcado para o mesmo dia, o número de participantes ficou um pouco aquém do esperado. Apesar disso, até agora a disciplina têm sido um sucesso. “Estamos tendo um feedback excelente por parte dos alunos, principalmente através do Facebook, onde temos um canal oficial com o público, e que ajudou muito na comunicação com a comunidade uspiana”.

Presente na aula inaugural da optativa, Nathalia Oliveira, estudante de medicina, destaca o empenho e confiança dos professores. “Eles apresentaram a disciplina, as atividades que vamos ter e de que forma pretendem que a matéria influencie nossas vidas”. A estudante ainda conta que, devido à escassez de tempo, não vem praticando atividades físicas ultimamente e esse foi o grande motivo pelo qual se matriculou. “Creio que vou conseguir me organizar melhor ao longo do semestre para inserir um esporte na minha semana. Além disso, espero também conhecer modalidades diferentes das que eu conheço, pois o curso nos oferece essa possibilidade”.

Deparar-se com novas modalidades também é o intuito de Bianca Beatriz Basso, outra aluna matriculada. “Eu quis fazer, principalmente porque gosto muito de esportes e achei a ideia bem legal”. E ainda brinca. “Também é uma boa forma de conseguir alguns créditos de optativa”.

Todas as informações referentes à disciplina podem ser encontradas na página Prg0001usp: http://www.facebook.com/prg0001usp/ no Facebook ou no Júpiter Web.