Projetos de ciências são expostos na Poli

Feira contou com cerca de 3 mil pessoas somente no primeiro dia de evento

Resultado de imagem para febrace 2017

Febrace 2017 / Foto: Marcos Santos

Feita anualmente desde 2003 com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) tem o objetivo de estimular jovens cientistas pré-universitários a realizarem uma mostra de ciência e engenharia dentro da Universidade. Durante o evento, os estudantes expõem seus projetos, cujas soluções tecnológicas e inovadoras abordam assuntos relacionados a sustentabilidade, diversidade, questões sociais, entre outras. A 15ª edição da mostra ocorreu entre os dias 21 e 23 de março e contou com mais de 250 exposições.

Em 2017, a Febrace teve 2.100 projetos de alunos inscritos por meio das 26 feiras de ciências afiliadas; 194 dos finalistas são de escolas públicas, 67 de instituições privadas e 22 de fundações. Dentre eles, encontram-se Gilvan Henrique Dantas, Igor Oliveira da Silva e Luiz Carlos Macedo de Medeiros, do Instituto Federal do Paraná. Os garotos montaram a primeira equipe de robótica da escola e desenvolveram o robô de resgate, espécie de carrinho com uma garra acoplada que serve para agarrar bolinhas de plástico, equipamento típico de competições científicas. A produção do robô resultou na seleção do grupo como um dos finalistas da Febrace. Os amigos disseram estar muito felizes com o fato de servirem de exemplo para a formação de outros times de robótica na escola, e garantem que voltarão ano que vem. “A Feira foi muito importante para termos contato com projetos e estudantes do Brasil inteiro”, conta Gilvan, e ainda acrescenta que “com a experiência, pudemos ampliar nossos conhecimentos, e agora estamos realizando uma atividade de extensão onde ensinamos robótica para a comunidade toda”.

Os estudantes que forem melhor avaliados ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, resultando em aproximadamente 300 prêmios. Além disso, eles também irão concorrer a 70 bolsas de iniciação científica júnior do CNPq e a uma vaga para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, nos Estados Unidos.