Sertão rosiano destaca-se em mostra fotográfica

O Centro Cultural de São Carlos está com uma nova exposição fotográfica que homenageia o contista e romancista Guimarães Rosa. Érico Melo, formado pela Unicamp em Engenharia Química e Doutor pela USP em Literatura Brasileira, monta em suas fotos um diálogo entre as paisagens do sertão mineiro e as obras do escritor, nas quais a natureza semiárida serve como o grande cenário das histórias.

Conhecido principalmente pelo livro Grande Sertão: Veredas, aqui o trabalho rosiano toma forma com inspiração do menos famoso Corpo de Baile,  livro composto de sete novelas. Érico Melo, no que seria uma expedição de doutorado para mapear a geografia da região, acabou documentando o que chamou de “ruínas” da cultura retratada por Rosa.

O grande foco das fotografias é a natureza sertaneja. Animais e vegetação são bastante frequentes, embora exista a presença de casas simples também. “Do jeito que estão lá é como eu gostaria de chamar a atenção para o fato de que o cerrado mineiro está acabando”, avisa Melo. “Falta pouco tempo para as pessoas se conscientizarem”.

As legendas estipuladas às imagens são excertos retirados das novelas e também de outras obras de Guimarães. Melo também explica como surgiu essa ideia. “Estava com as palavras na cabeça e apareceram as fotos na minha frente para serem tiradas. Outras vezes procurei encontrar um sentido para as que já tinha tirado”.

O fotógrafo comenta também que espera que as fotos passem um sentimento de saudade às pessoas. “Saudade por esse lugar que elas não visitaram”. Como que para reforçar, a expedição foi realizada em 2010, aumentando ainda mais o tempo que separa as fotos dos visitantes em adicionais sete anos além dos 54 desde a publicação.

A mostra vai até 27 de abril, na Sala de Exposições do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC). O acesso é pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, na Área 1 do campus. Entrada gratuita.