Simpósio discute desafios do envelhecimento

(Foto: Imagens USP)

O número de idosos avançou cerca de 4,5% nos últimos dez anos, segundo dados divulgados pelo IBGE. Interessada em discutir o envelhecimento do brasileiro e os obstáculos que surgem nessa fase, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Preceu), em parceria com o Hospital Universitário, realizará Simpósio para debater os desafios do amadurecimento na atualidade. O projeto tem por intenção estreitar laços entre a universidade e a comunidade idosa da USP.

O Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo  pretende apresentar um olhar plural sobre os desafios de se tornar mais velho na contemporaneidade – discutindo as barreiras que surgem a homens e mulheres com o passar dos anos. Nesse sentido, o evento buscará fornecer uma visão abrangente das dificuldades cotidianas enfrentadas pelos idosos, com destaque aos campos da  memória, da economia, do urbanismo, da resiliência e da saúde.

Para o coordenador do Simpósio, Egídio Dórea, a intenção é informar a população sobre o envelhecimento ativo, de modo a reforçar o papel do idoso na sociedade. O professor enfatiza a importância de serem estabelecidos novos paradigmas, em relação aos mais maduros, “para que a pessoa envelheça com qualidade e bem estar”.

Entre os palestrantes do evento estão a antropóloga Miriam Goldenberg – colunista do jornal Folha de S.Paulo – o economista Eduardo Giannetti,  a psicóloga Ecléa Bosi e o urbanista e pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Marcelo Roméro.

Roméro destaca que eventos dessa natureza são importantes na atualidade, uma vez que cresce a cada ano o número de idosos. Para ele, “o idoso não pode ser tratado nem como uma criança nem como um adulto”, deve ser visto de uma forma diferente. O professor ressalta que hoje há a necessidade de um mundo adaptado ao mais velhos  “e a universidade deve ser protagonista nessa discussão”.

O Simpósio, assim como outras atividades, faz parte do programa “Universidade Aberta à Terceira Idade” que visa estimular a troca de informações e experiências entre as juventude e os mais maduros. Para a senhora Railde Barbosa Lima – participante dos projetos de extensão –  frequentar a USP representa um sonho. “Para mim, foi aos 70 anos que encontrei o caminho de acesso [à universidade].O programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que maravilha! Que bendita oportunidade!”

O Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo está com inscrições abertas e ocorrerá no próximo dia 3, no auditório István Jancsó, da Biblioteca Guita e José Midlin. Os interessados devem entrar em contato através do email  envelhecimentoativo@hu.usp.br, ou do telefone (11) 3091-9183, até o dia 1º de maio. A entrada é gratuita.