A união fará a força

Em algum momento do passado o homem deixou de lado o trabalho coletivo, e passou a zelar apenas por suas conquistas individuais. Na escola, aulas e mais aulas foram gastas para garantir que soubéssemos todas as aplicabilidades do número π, mas nenhuma para aprendermos a lidar com o próximo. Como estudantes, nós nunca fomos ensinados a trabalhar em grupo, e cá estamos, forçados a encarar o Jornal do Campus como um.

Em um mercado de trabalho tão concorrido e (cada vez mais) enxuto quanto o de comunicação, um diploma da “melhor universidade do Brasil” não é tudo: as redações precisam de pessoas que saibam lidar com o próximo e trabalhar em equipe, ou no mínimo respeitá-lo. Nesse sentido, creio que ao longo da última semana aprendemos a lição mais importante de nossa graduação: juntos, caminhamos melhor.

Depois de quatro edições, nós finalmente estamos começando a deixar o ego de lado, e trabalhar com as ideias e habilidades dos outros, mas não só — a também contar com elas como parte de nosso trabalho.

Perdemos um grande membro da comunidade uspiana no intervalo entre a Edição 471 e 472: Antônio Candido. O consagrado sociólogo e crítico literário deu aulas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas até os anos 1990, mas suas análises continuam a ser estudadas pelos estudantes até hoje — e, arrisco dizer, serão sempre. Ao mestre, dedicamos duas páginas de nosso jornal, um pequeno tributo comparado ao seu legado.

A eleição presidencial na França fomentou o debate retratado no Em Pauta, quanto a ascensão de não-políticos como Emmanuel Macron na política mundial. Em Universidade, seguimos o conselho de nosso ombudsman João Paulo Charleaux e selecionamos as pautas com os olhos de alunos da USP, não somente da Escola de Comunicações e Artes ou de jornalismo. Cultura, Ciência e Esporte seguiram na mesma direção, com o Festival do Minuto, Artes Marciais e narcisismo no espaço universitário.

Esperamos que vocês, caros leitores, aproveitem a leitura desta edição do Jornal do Campus ‒ caso contrário, escrevam para nós! Queremos ouvir vocês, afinal, este é o fruto de um trabalho de equipe. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, e também no e-mail jornaldocampus@gmail.com.