Iniciativas preparam estudantes para o mercado

Universidade oferece atendimento e treinamento com profissionais de orientação e carreira

(Arte: Marcos Hermanson)

A USP oferece para seus alunos, desde 2016, a possibilidade de se planejar e desenvolver melhor seu futuro profissional através do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras. A iniciativa, que é pioneira entre as universidades da América Latina, promove diversos serviços de apoio ao estudante, como aconselhamentos individuais, palestras e oficinas sobre carreiras e mercado de trabalho, além de orientações sobre questões mais técnicas, como elaboração de um currículo e preparação para entrevistas.

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e coordenadora da iniciativa, Tania Casado explica que muitos institutos da USP não disponibilizam disciplinas que preparem seus alunos para o mercado de trabalho. Além disso, muitos estudantes entram em um curso de graduação sem refletir sobre suas possibilidades reais,  ou então idealizam uma profissão e acabam se decepcionando.

Além do Escritório, os alunos também podem recorrer ao Núcleo de Orientação Profissional (NOP), no Instituto de Psicologia, para atendimento profissional. De acordo com Débora Amaral Audi, psicóloga do NOP, as principais queixas dos alunos se relacionam com a adaptação à vida universitária, baixo desempenho acadêmico, frustrações em relação ao conteúdo, formato do curso e também questões relacionadas ao planejamento de carreira.

Carreira sem fronteiras

O estudante Mateus Gomes, 20, conta que passou por uma experiência negativa poucos dias depois de começar a cursar Artes Cênicas na USP, em 2015:  “Os professores falavam sobre a dificuldade de sucesso nas artes, sobre quão importante era ter contatos para entrar no meio artístico remunerado e sobre quão desvalorizado o curso era”.  A falta de horizontes na profissão forçou o aluno a desistir. Hoje cursando administração na FEA, Gomes relata que encontrou um ambiente mais motivador, com professores e colegas que o apoiam em suas escolhas profissionais.

Para ajudar alunos que ainda não se identificaram com uma profissão, o Escritório se baseia na premissa de que o curso de graduação não precisa guiar necessariamente toda a carreira do estudante, conceito que eles chamam de “carreiras sem fronteiras”.  Casado explica que “é preciso ter outras opções de graduação e saber que aquilo que escolhermos não vai determinar cabalmente nossa ocupação, trabalho, carreira ou vida”.

Segundo a especialista, a chave para uma carreira de sucesso, e principalmente para a realização profissional, é a busca por alternativas, o que é muito mais fácil de se conseguir estando dentro da USP e em contato com a variedade de programas de extensão.

Para Audi, do NOP, os estudantes procuram uma forma de obter retorno emocional em sua trajetória profissional: “após um período de adaptação à graduação, por volta de dois anos, eles  começam a perceber que, para conseguirem se dedicar efetivamente a uma carreira, precisam encontrar retornos emocionais, ou seja, buscar estudar e trabalhar com aquilo que se identificam e ter prazer no dia a dia.

Pós-graduação na USP

Além de atrair talentos por ser uma das mais reconhecidas universidades do Brasil em pesquisa,  a USP também atrai estudantes por seus profissionais: o mestrando em Musicologia e Etnomusicologia, Max Sales, viaja de São João del Rey (MG) para São Paulo todas as semanas para encontrar, na  Escola de Comunicações e Artes (ECA), o orientador Ivan Vilela , referência nacional do estudo da viola caipira. Os mais de mil reais gastos mensalmente com as viagens valem a pena para Sales. “Este mestrado, pela pesquisa que estou realizando e pelo contato com o professor que me orienta, terá muito a contribuir com minha formação pessoal e profissional fora da universidade”.

De acordo com a professora Casado, para o mestrado e doutorado devem ir aquelas  pessoas que gostam de pesquisa e docência e desejam a carreira acadêmica, de ensino. Para quem, por sua vez,  está no mercado de trabalho e pensa em ter um diferencial, uma especialização ou MBA (Master Business Administration) pode ser o indicado.

Segundo a especialista, entretanto, é necessário escolher uma instituição bem avaliada para fazer uma pós-graduação, pensando mais na experiência e aprendizado do que no título a ser alcançado. Os programas de stricto sensu, como são conhecidos os mestrados e doutorados, são avaliados com notas de 1 a 7 pela Fundação Capes, sendo que 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Os cursos de especialização, por sua vez, não são avaliados por nenhum órgão do Ministério da Educação, porém devem seguir algumas exigências deste para funcionar. (Veja no JC online).

A USP oferece programas de pós-graduação stricto sensu em todas as áreas de ensino e de forma gratuita. Todos estes são gerenciados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e possuem prazos que variam de 24 a 48 meses  para mestrado e 26 a 60 meses para o doutorado. As pós-graduações lato sensu, que compreendem os programas de especialização e MBA, são gerenciados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, podendo ser pagos em alguns casos e com duração mínima de 360 horas. Todos os programas possuem regulamentos e editais próprios, que podem ser conferidos nos sites de cada instituto.

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: (11) 2648-0991
Email: carreiras@usp.br
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 109 – 3º andar, sala 315, Cidade Universitária, São Paulo

Núcleo de Orientação Profissional – NOP
Instituto de Psicologia
Telefone: (11) 3091-2108
Email: nop@usp.br
Endereço: Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Cidade Universitária – São Paulo – SP – CEP 05508-030