Livro relaciona esporte e urbanização de São Paulo

Lançamento da Edusp é resultado de pesquisa do Departamento de História

Velódromo paulistano em 1904. (Foto: Reprodução/Cego é aquele que só vê a bola)

Ocorreu na última sexta-feira (12) o lançamento do livro Cego é Aquele que só vê a Bola: o futebol paulistano e a formação do Corinthians, Palmeiras e São Paulo, de João Paulo França Streapco. A obra é resultado da pesquisa de mestrado do autor e traz um panorama histórico dos três grandes clubes da capital paulista, relacionando-os com fatores políticos e sociais.

O livro foi produzido pela Editora da USP (Edusp) em parceria com a Livraria Martins Fontes. Entre os temas discutidos estão a disseminação de campos de futebol fora do controle das elites e aspectos de urbanização.

João Paulo Streapco conta que a ideia inicial era estudar o Corinthians como time das massas urbanas; o Palmeiras como unificador da colônia italiana; e o São Paulo como time das elites paulistanas: “Essas ideias circulam entre os simpatizantes e aficionados por futebol e essas equipes, o que nos levava a pensar o esporte como um palco privilegiado para estudar os conflitos sociais que marcaram a cidade de São Paulo no período”, afirma.

A conclusão do estudo, entretanto, foi diferente do imaginado: as fontes indicaram outros caminhos para o historiador. “Ao longo da pesquisa, pudemos reconhecer a trajetória que transformou um simples esporte de jovens, em uma atividade ritualizada e altamente lucrativa, fundamental para a construção de identidades na atualidade, assim como apontar o processo de construção das identidades das equipes, a partir de situações específicas entre elas e na relação com a sociedade de maneira mais ampla”, contou.

Streapco também contou que o processo de criação do livro durou sete anos, mas ele iniciou sua pesquisa há 13. O resultado desses anos de trabalho pode interessar a todos aqueles que simpatizam com futebol e desejam saber mais sobre a história de São Paulo. Entretanto, o autor faz questão de citar o título do livro (uma homenagem ao cronista Nelson Rodrigues) para explicar que outros públicos podem se surpreender com a obra, afinal “cego é aquele que só vê a bola”.

A obra é relevante porque ressalta uma visão dos clubes que vai além do próprio futebol, já que traz a questão política e social e a relaciona diretamente com o esporte. “Um desses aspectos [que vão além], por exemplo, é o cuidado com a memória das equipes e da modalidade, que seus simpatizantes, funcionários dos clubes e periodistas procuraram preservar ao longo das décadas, algo que certamente chama a atenção em um país famoso por não preservar adequadamente sua própria memória”, afirma o historiador.

Streapco foi orientado pela professora Dra. Raquel Glezer, do Departamento de História da USP e contou com a ajuda do professor Dr. José Paulo Florenzano, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Atualmente o historiador realiza uma pesquisa, também no Departamento de História, sobre a história da urbanização da capital paulistana com a pretensão de obter um título de doutorado.