Jornal do Campus Butantã?

Um dos maiores problemas da USP como um todo e que se reflete neste Jornal é a constante centralidade que o campus do Butantã recebe com relação aos outros campi da Universidade. De certo modo, muitas pessoas da região enxergam o jornal como um periódico local, afinal a USP afeta o bairro e vice-versa. No entanto, as matérias dessa equipe como um todo têm como mérito quebrar parte dessa lógica, fazendo crescer o conteúdo sobretudo a respeito do interior.
O fechamento da atual edição ocorre na mesma data do Dia Estadual do Jornal de Bairro, o que severamente parece ser a forma como a Reitoria e governo do Estado tratam o Jornal do Campus. Embora esta não seja a vez em que o interior recebe maior protagonismo, é preciso destacar este importante aspecto observado: os outros campi da USP têm recebido espaço no JC, no entanto mesmo o Campus da Zona Leste tem severas dificuldades para ter acesso ao conteúdo.
Os textos a seguir não demonstram o tanto que o interior foi coberto pela nossa equipe desde o início de março, mas por outro lado trazem temas de debate contemporâneo e atuais. As importantes movimentações por cotas na Universidade, o que afeta capital e interior, as descobertas e eventos ocorrendo por toda a USP aqui divulgados, o debate sobre a importância das empresas juniores e as informações sobre corte de bolsas, nada disso chegará em mãos dos leitores de Ribeirão Preto ou de Santos, pois a Reitoria não entrega os impressos em lugar algum.
É claro que surgirão algumas pessoas afirmando que tudo está na internet e poderão ler a um clique no celular, mas não é bem assim que funciona. Quando as pessoas têm o jornal em mãos, é muito mais fácil pegá-lo e folheá-lo em busca de algo que te interesse no período antes da aula ou quando não se tem nada a fazer. Na internet a dinâmica é diferente, geralmente os leitores veem as notícias pelas redes sociais, é muito mais difícil conseguir este clique para o site.
Ademais, quem tiver esta edição em mãos terá um jornal que abordará bastante os perfis dos alunos que prestam vestibular para a USP e aqui estudam e como a Universidade se propõe a mudar isto e aumentar o número de ingressantes de escolas públicas e negros.