Cepeusp sediará primeiro Festival de Capoeira

Foto: Amanda Panteri

O Centro de Práticas Esportivas da USP realizará um festival pedagógico de Capoeira durante as férias de julho. O evento pretende reunir crianças e adolescentes de 6 a 17 anos praticantes da arte para aprofundar seus conhecimentos por meio de atividades lúdicas, oficinas e apresentações.

Vinícius Heine, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE), mestre em Capoeira e coordenador da iniciativa, conta que o festival é uma reedição das Gincanas de Capoeira que foram realizadas no Centro entre 2003 e 2004. Ele explica ainda que a unidade possui uma importante tradição no trabalho com a Capoeira. “A modalidade foi implementada em 1972 pelo Professor Gladson de Oliveira Silva, o Mestre Gladson, que é aposentado mas continua colaborando com as atividades de Capoeira do Cepe”.

O festival será realizado no dia 15 de julho no Salão Multiuso do Centro, às 8h30. Para participar, os interessados deverão preencher um formulário de inscrição e responder às seguintes perguntas: qual a graduação (cordão) que se encontra, há quanto tempo pratica o esporte, em que escola estuda e qual o nome do mestre. É necessário o pagamento de uma taxa de 20 reais por inscrito.

Segundo Heine, o objetivo é oferecer aos participantes experiência de aprendizado e integração em um ambiente lúdico e criativo por meio de jogos, brincadeiras e dinâmicas tendo como eixo a Capoeira e seus fundamentos: corporeidade, musicalidade, história e filosofia. “Ações desta natureza, que envolvem o público USP e externo, pessoas de diferentes classes econômicas e realidades sociais, são de fundamental importância para que a Universidade exerça o seu papel de integrar a comunidade ao seu entorno, promovendo cultura, educação e cidadania”, complementa.

Nesse dia, os praticantes deverão estar uniformizados com as vestimentas de Capoeira que utilizam na escola em que treinam. As crianças serão divididas em equipes e então designadas a cumprir atividades de participação geral (jogos, rodas e oficinas) em que ganharão pontos que serão somados à sua equipe; e de “competição” (tarefas e jogos), onde serão distribuídos pontos em função do desempenho dos integrantes de cada equipe. Ao final, todo mundo receberá como premiação uma medalha, podendo ser de bronze, prata ou ouro, de acordo com a colocação do time.

Pais e responsáveis que quiserem comparecer podem participar de tarefas “especiais”. Os inscritos devem trazer o comprovante de pagamento no dia, e as inscrições devem ser feitas no site do CEPE www.cepe.usp.br.

Heine e Mestre Gladson são coautores do livro “Capoeira: Um Instrumento Psicomotor para a Cidadania”, lançado em 2008 em que analisam o poder educador e transformador do esporte. Este ano, eles também organizam o VI Congresso Brasileiro de Capoeira e Educação, que acontecerá entre os dias 20 a 22 de Outubro no CEPEUSP.